Realizamos nos dias 26 a 28 de outubro de 2015 o IV Colóquio Internacional sobre Educação Profissional e Evasão Escolar, na Faculdade de Educação da Universidade Federal de Minas Gerais (FAE/UFMG)


Missão

Fomentar o intercâmbio de conhecimentos e experiências no campo da educação profissional e evasão escolar entre professores, pesquisadores, profissionais da educação e demais interessados e promover a divulgação e consolidação da Rede Ibero-Americana de Estudos sobre Educação Profissional e Evasão Escolar (RIMEPES).


Histórico

O IV Colóquio deu continuidade a um trabalho de consolidação de uma rede de estudos sobre educação profissional e evasão estudantil, intitulada Rede Ibero-Americana de Estudos sobre Educação Profissional e Evasão Escolar (RIMEPES). Essa rede abrange instituições e estudiosos de diferentes países, preocupados com o problema da evasão na educação profissional de nível médio. Criada em 2009, a RIMEPES envolve a participação de 33 pesquisadores e 27 instituições educacionais de 11 países da América Latina (Argentina, Brasil, Chile, Colômbia, Cuba, México, Peru e Uruguai) e da Europa (Itália, Portugal e Espanha). Desde 2009, a rede vem promovendo intercâmbios de pesquisa e discussões sobre o tema, em âmbito nacional e internacional, por meio de organização de eventos nacionais e internacionais; missões acadêmicas nas instituições parceiras; publicações conjuntas entre os integrantes da rede; e ações visando prevenir a evasão. Organizou 3 edições do Colóquio Internacional sobre Educação Profissional e Evasão Escolar, em 2009, 2011 e 2013, na UFMG, nos quais participaram estudantes de pós-graduação, professores e pesquisadores de diversas instituições educacionais brasileiras, além de representantes dos países participantes da rede. A RIMEPES também promoveu o I e o II Workshop Nacional de Educação Profissional e Evasão Escolar, respectivamente, em 2012 e 2014, na UFMG e no Instituto Federal de Brasília, com a participação de pesquisadores e professores de diversos estados brasileiros.