Dissertações

As dissertações dos alunos do Promestre já aprovadas estão listadas abaixo. Para acessar a página da dissertação, basta clicar no título. Para buscas por outras teses e dissertações da Faculdade, acesse o site da Biblioteca Digital.

*Os links das dissertações dependem da entrega da mídia pelo discente e da atualização da biblioteca digital. Por este motivo alguns títulos ainda não estão direcionados.

  • “A Micro história em Sequências Didáticas para o Ensino de História” – MARIA RENATA DE ALVARENGA GUIMARÃES TEIXEIRA BRANDÃO
  • “Alfabetização e Letramento na Educação Infantil: os Professores e suas Práticas (um Estudo de Caso em uma Instituição de Educação Infantil no Município de Lagoa Santa, Mg)” – ELIZABETH VIEIRA RODRIGUES DE SOUSA
  • “As Nossas Estórias Se Encontraram: Experiências de Docentes A do Ensino Médio: um Estudo de Caso” – LUIZ ANTONIO DE ARAUJO
  • “Que Macaco Quê!”: uma Proposta Paradidática para o Ensino de Evolução a Partir de uma Visita Ao Espaço do Conhecimento. – RENATA BARBOSA FIGUEIRA
  • A Abordagem do Tema Gerador Parasitoses em uma Sequência de Ensino Envolvendo a Produção de Vídeos Pelos Estudantes – JANAINA FERREIRA HUDSON BORGES
  • A (des)construção do Conhecimento na Educação do Campo: Diálogos Entre os Saberes no Ensino de Matemática – LEILA DE CÁSSIA FARIA ALVES
  • A Cidade Fora da Cidade: Crônicas de Nova Contagem – LEONARDO ANTONIO DA COSTA NETO
    • A Cultura Indígena nos Museus da Cidade de Belo Horizonte – ALINE VICENTINA SANTOS BARROSO
  • A Dimensão Formativa do Pibid para o Professor Supervisor – MARIA ALICE BRAGA CAMILO DA COSTA
  • A Exposição como Experiência Pedagógica de Sentidos – GIOVANNA ANTÔNIA VICHIATO LIMA
  • A Filosofia no Ensino Médio: Possibilidades e Experiências – RAQUEL ALVIM MONTEIRO
  • A Intervenção Teatral nos Espaços Museais e na Escola: Perspectivas para um Ensino Humanizado de Ciências –  RONALDO GONÇALVES PIRES
  • A Participação da Comunidade Escolar na Gestão da Educação Infantil de Betim/mg – OTAVIO HENRIQUE FERREIRA DA SILVA
  • A Produção de Vídeos por Estudantes do Ensino Médio: um Estudo Motivacional da Aprendizagem em Química – SILVIA GOMES DOS SANTOS RESENDE
  • A Promoção da Igualdade Racial e a Política da Formação dos Professores da Educação Infantil em Belo Horizonte – LISA MINELLI FEITAL
  • Abrindo Gaiolas: Estudo de uma Experiência Invisibilizada do Cesec – PRISCILLA DE FÁTIMA SILVA E LIMA TEIXEIRA
  • Ação Educativa nos Museus do Sul de Minas Gerais: uma Prática Direcionada aos Educandos E/ou Necessária para Docentes? – SONIA MARIA SANCHES
  • Adaptação em Hq no Ensino de História: uma Análise Sobre a Condição Feminina na Sociedade Brasileira Oitocentista, a Partir das Personagens de D.evarista e de Bertoleza – LO-RUAMA LÓRING BASTOS
  • Alfabetização e Letramento na Educação Infantil: Análise das Concepções dos Professores das Umeis do Município de Belo Horizonte – FERNANDA CECILIA FARIAS DE ÁVILA
  • Análise da Linguagem do Livro Didático da Matemática – JURAMA MAIA
  • Análise de uma Experiência de Ensino de Termodinâmica Baseada em um Abordagem CTS (ciência, Tecnologia e Sociedade) em uma Escola Técnica Federal – ALFREDO MELK DE CARVALHO
  • Arte Contemporânea: Exercícios de Sensibilização – FERNANDA MAZIERO JUNQUEIRA
  • As Relações de Cuidado e de Gênero Presentes nas Práticas Educacionais de Homens Professores nas Unidades Municipais de Educação Infantil de Belo Horizonte – WALDINEI DO NASCIMENTO FERREIRA
  • As Vozes da Infância: Narrativas e Estórias das Crianças em Interações em uma Umei de Belo Horizonte – PRISCILLA MOURA BASTOS MORAES
  • Atividades Investigativas: Oportunidades de Construção de Conhecimentos em Química – DAVID ABRÃO PEREIRA DA SILVA
  • Cartografia da Formação Continuada Professores e Professoras do Campo no Contexto da Escola de Tempo Integral de Governador Valadares – CLÁUDIO BARBOSA VENTURA
  • Ciências da Vida e da Natureza: Propostas para o Ensino nas Classes Multisseriadas – VANESSA APARECIDA DA SILVA CRUZ
  • Coleção de Práticas de Formação de Mediadores em Museus – NEILIA MARCELINA BARBOSA
  • Contribuições do Uso de Atividades Experimentais Demonstrativas para as Aulas de Física de uma Sequência Sobre Potência Elétrica – TIAGO DIAS QUINTÃO DE ALMEIDA
  • Desvelando a Arte na Cidade Pela Educação do Olhar: uma Proposta de Sequência Didática para o Ensino Médio – ATINÁ AGUIAR PINTER CORDEIRO
  • Diferentes Abordagens no Desenvolvimento de uma Sequência de Ensino CTSA/QSC Sobre Aquecimento Global por Três Professores em Escolas Públicas de Minas Gerais – TARCISIO DA EUCARISTIA TADEU DE MELLO
  • Documentos e Memórias: uma Arqueologia dos 50 Anos do CECIMIG – MARIA ANGELA RIBEIRO BOSCO DUMONT
  • Educação a Distância para Sistemas Prisionais: um Estudo Sobre Viabilidades Técnicas de Infraestrutura Necessária para Implementação da EAD nas Escolas do Sistema Prisional – MARCELO DE MESQUITA FERREIRA
  • Educação Filosófica por Meio de Experimentações Sensíveis – ANA LUIZA SOUZA RIBEIRO
  • Educação Integral e Educação do Campo: Diálogos Possíveis a Partir da Percepção dos Pais de Estudantes de uma Comunidade Rural – ÉRICA FERNANDA JUSTINO DE FREITAS
  • Ensinar História para Além da Sala de Aula: Ações Educativas Através do Museu Mineiro – LEONARDO VINICIOS KOPKE DA ROCHA
  • Estudo nos Campos Temáticos da Educação de Jovens e Adultos e das Tecnologias da Informação e da Comunicação por Meio da Produção Acadêmica e de Redes de Colaboração – ELIANE APOLINÁRIO VIEIRA AVELAR
  • Experimentos em Espaços Não Formais de Aprendizagem na Aprendizagem de Física – LINDAURA ALVES COELHO
  • Formação Docente, TIC, e novas qualificações no capitalismo contemporâneo: uma Análise do Papel Desempenhado Pelo Banco Mundial na Formação Docente Inicial na USP e Unicamp – AMANDA MIRANDA E ALMEIDA
  • Formação em Rede: os Integrantes do Programa de Extensão Universitária da UFMG Fórum Metrô Conectados ao Facebook, ao Whatsapp e Ao Grupo de E-mail – BÁRBARA TOSTES MACHADO
  • História Local em Sala de Aula: Quilombos de Minas e Identidade Quilombola no Século XXI – ANGELA APARECIDA FERREIRA
  • História na Educação Matemática: uma Proposta para o Ensino de Medidas no Ensino Fundamental – ILMA RIBEIRO LINHARES
  • Inclusão de Crianças com Transtorno do Espectro Autista, na Educação Infantil: o Desafio da Formação dos Professores – ROBERTA FLAVIA ALVES FERREIRA
  • Infância, Experiência e Ensino de Filosofia – AYANY PRISCILA PIRES DE SOUZA
  • Instrutores de Educação Profissional do Senai/mg-bh: Relação da Prática Pedagógica Desenvolvida com as Diretrizes Curriculares Nacionais – ANDREA MARIA DOS SANTOS ANDRADE
  • Integração Crítica das TIC à Pedagogia Escolar: Proposta de Políticas Públicas para a Prefeitura de Belo Horizonte – PEDRO AFONSO VALADARES
  • Internet e Processos Educativos em Tempos de Sociedade de Controle – NILO GELAIS COSTA JUNIOR
  • Introdução Ao Pensamento Algébrico: a Generalização de Padrões – FLÁVIA CHRISTIANE DO NASCIMENTO REGIS
  • Jogos Virtuais: um Caminho para a Aprendizagem do Ensino de História – JOSIMAR DE MENDONÇA
  • Laboratório na Escola: Possibilidades para o Ensino de Matemática e a Formação Docente – RENATA RODRIGUES DE MATOS OLIVEIRA
  • Letramento Digital e a Prática de Alunos do LeCampo em Sala de Aula: Estudo Sobre Possíveis Repercussões do Ensino de Informática Básica na Educação do Campo – ANDERSON DE SOUZA SANTOS
  • Literatura na Mochila: a Política Pública de Leitura da Secretaria Municipal de Educação de Belo Horizonte – o Uso por Estudantes dos Anos Finais do Ensino Fundamental – CAROLINA TEIXEIRA DE PAULA
  • Matemática na Creche? Uma Reflexão Sobre as Práticas Pedagógicas em um Centro Municipal de Educação Infantil de Contagem – ANA LUISA VIANA PACHECO
  • Mulheres Negras e suas Práticas de Socialização Escolar: Afirmando Direitos, Desafiando Preconceitos – LUZIA MARIA ALVES DA SILVA
  • O Blog como Ferramenta de Apoio Didático no Desenvolvimento de Atividades Investigativas nas Aulas de Química – TIAGO DE MIRANDA PIUZANA
  • O Cinema Nacional do Gênero Histórico e seu Uso como Suporte Pedagógico no Ensino de História do Brasil – WENDERSON DOS SANTOS COUTO
  • O Currículo em Ação da Educação Física: Contribuições para a Discussão de Gênero no Contexto Escolar – WAGNER FRANCIS MARTINIANO DE FARIA
  • O Ensino da Genética com Caráter Investigativo em um Jogo de Biologia Forense: uma Ferramenta Pedagógica para Aumentar a Motivação de Alunos do Ensino Médio – MARINA AMARAL NEVES
  • O Lazer nas Aulas de Educação Física: Construindo Projetos de Ensino com Professores do Ensino Médio – ADRIANA ANGÉLICA LOBO LEITE
  • O Processo de Criação de um Livro de Ciências para Crianças – FABRÍCIO BARROS FIDÉLIS
  • O Programa PDE Escola na Rede Pública Estadual de Ensino de Minas Gerais: uma Análise dos Desafios e Contribuições para a Gestão Pedagógica – LEISE DE PAULA REIS LIMA
  • O Uso de Vídeos em Aulas de Química – LEANDRO HENRIQUE FANTINI
  • O Uso do GPS como Recurso Pedagógico para o Estudo de Elementos da Geometria Analítica – ERICA DE AGUIAR QUEIROZ
  • Objeto de Aprendizagem Digital como Proposta de Ensino por Investigação em Biologia – DANIEL NUNES CARVALHO
  • Os Letramentos de Empoderamento Feminino Negro: a Educação de Jovens e Adultos e os Processos de Aprendizados na Rede Social Facebook – KELLY CRISTINA DA SILVA
  • Os Nós da Docência: as Vivências Escolares de Docentes e Jovens Alunos Permeadas Pelo Ensino de Sociologia – MARCOS ANTONIO SILVA
  • Patrimônio Cultural e História Local: a Educação Patrimonial como Estratégia de Reconhecimento e Fortalecimento do Sentimento de Pertença à Cidade de Contagem – ANDERSON CUNHA SANTOS
  • Possibilidades do Uso de Vídeos e Videoaulas no Ensino de Física – MAGDA MOREIRA NUNES
  • Possibilidades e Limitações nas Práticas Pedagógicas no Ensino Superior: uma Análise do Material Didático e dos Recursos de Tecnologia Assistiva Acessíveis as Pessoas com Deficiência Visual – JUDITH VILAS BOAS SANTIAGO
  • Práticas de Letramento em uma Escola do Campo: uma Análise na Disciplina de Língua Portuguesa – ELIZABETE APARECIDA DE CARVALHO
  • Práticas Docentes Mediadas Pelas Tecnologias Digitais em Aulas de Línguas Portuguesa do Ensino Médio na Rede Pública Estadual de Minas Gerais – CARLOS ALEXANDRE RODRIGUES DE OLIVEIRA
  • Produção de uma Sequência Didática com Abordagem Socioambiental na Educação de Jovens e Adultos – SIRLENE NUNES ARAUJO
  • Proficiência Leitora no Ensino Médio: um Estudo dos Resultados do Programa de Avaliação da Rede Pública de Educação Básica de Minas Gerais (PROEB) – ANDRÉIA TEIXEIRA
  • Projetos de Trabalhos Práticos no Ensino de Ciências: uma Experiência de Formação Continuada de Professores da Rede Pública – LEONARDO OLIVEIRA BARBOSA
  • Redes Sociais e Conhecimento Químico: Aprendizagem e Posicionamento dos Sujeitos – GLENDA RODRIGUES DA SILVA
  • Reflexões Sobre o Ensino de Frações na EJA – JOSÉ ERILDO LOPES JÚNIOR
  • Reinventando o Ensino Médio: Condição e Formação Docente – ROSANA CECILIA PEREIRA
  • Rumo a uma Pedagogia Social da Tecnologia: Estudos Introdutórios Sobre a Formação Crítica em Tecnologias da Informação e Comunicação dos Professores das Licenciaturas da FAE/UFMG – ALESSANDRO ATHOUGUIA ROCHA
  • Sequência Didática Sobre Soluções para EJA: Condições de Produção e Uso em Sala de Aula – ALINE CHEIN GUIMARÃES
  • Sequencias didáticas e seus Possíveis Usos Desviantes no Ensino de Filosofia – JÚLIO CÉSAR DA SILVA
  • Sobre a Linguagem dos Professores nas Aulas de Matemática: Práticas de uma Professora do Sexto Ano de uma Escola Pública – RUBENS DO PORTO SEABRA
  • Tecnologia e Educação no Ensino Médio: um Estudo da Implantação do Programa Nacional de Tecnologia Educacional (PROINFO) – MAURICIO ANTONIO VIEIRA
  • Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação no Contexto da Formação Inicial do Professor de História – MARCIA MARIA DIAS
  • Um Olhar de Alunos Reprovados Sobre suas Trajetórias Escolares na Matemática – DEUSDETE VIANA BAIÃO
  • “Uma Proposta de Ensino de Ciências Direcionada para as crianças de 5 Anos de Idade da Educação Infantil, Envolvendo a Metodologia do Ensino de Ciências por Investigação e o Teatro” – POLLYANNA MARA DE SOUZA CARVALHO
  • Uma Sequência de Ensino Sobre Polímero para o Ensino Médio de Química: a Trajetória de Produção, Desenvolvimento e Análise – ANNE KELY MARQUES NASCIMENTO
  • Webquest: Potencialidades Pedagógicas da Internet no Ensino de Química – GLEISON PAULINO GONÇALVES