PERGUNTAS FREQUENTES – FAQ

1 – Qual a forma de ingresso no Mestrado Profissional da FaE/UFMG?   
Pelo processo de seleção que ocorrerá no início do segundo semestre de cada ano.

2 – O curso é presencial ou à distância?
O curso é 100% presencial.

3- O  curso de mestrado é pago?
Não. É inteiramente gratuito! Mas há taxa de inscrição para o processo seletivo, salvo as hipóteses de isenção.

4- O  curso de mestrado oferece bolsa de estudos?
Não.

– Somente professores do ensino básico das redes públicas podem fazer o mestrado?
Não. Qualquer interessado em pesquisar e desenvolver propostas para melhoria da educação pode se inscrever. No entanto, a experiência prévia profissional na área da educação (tanto rede pública quanto privada) é valorizada na seleção.

6 – O  Mestrado profissional é um curso de formação continuada?
O Promestre visa  mais do que uma experiência de formação continuada. Enquanto  centro de produção de conhecimento, o programa deve  não apenas enriquecer a experiência pessoal dos profissionais da educação ou favorecer  a melhoria de suas práticas, mas, sobretudo, buscar soluções  para problemas concretos da educação.

 – Qual é a diferença entre o mestrado acadêmico e o mestrado profissional?
Mestrado Profissional é a designação do Mestrado que enfatiza estudos e técnicas diretamente voltadas ao desempenho de um alto nível de qualificação profissional. Esta ênfase é a única diferença em relação ao acadêmico. Confere, pois, idênticos grau e prerrogativas, inclusive para o exercício da docência, e, como todo programa de pós-graduação stricto sensu, tem a validade nacional do diploma condicionada ao reconhecimento prévio do curso.

8 – O que é necessário para se inscrever na seleção?
Os candidatos deverão ter curso superior completo em qualquer área do conhecimento. As inscrições serão feitas pela internet. Para tanto, além dos documentos especificados no edital de seleção, os candidatos deverão apresentar um currículo lattes, um projeto de pesquisa e um memorial.

9 – Como cadastrar o currículo Lattes?
Se você ainda não possui Currículo Lattes, clique aqui para fazer o seu cadastro. Recomendamos que complete o cadastro do seu currículo na Plataforma Lattes no mínimo 72h antes de iniciar a sua inscrição online no Processo de Seleção. Caso a instituição de ensino não conste no cadastro do CNPq, o candidato deverá clicar sobre o ícone: novo cadastro de instituição, para efetivar o cadastro da sua instituição de formação.

10 – Como é o processo seletivo?  
A banca, designada pelo colegiado para cada linha, examina o projeto levando em consideração clareza e a coerência, produto esperado, a fundamentação teórica e a relevância para a Linha de Pesquisa escolhida, entre as relacionadas no Edital e conforme as temáticas explicitadas no mesmo. Posteriormente, avalia  o Currículo, analisando a formação acadêmica, experiência profissional em atividades relacionadas à educação e a produção científica do candidato na área de educação.
Algumas vezes, bons projetos não recebem boa nota no quesito viabilidade de orientação, pois a comissão considera não haver professores em condições para orientar adequadamente o projeto. Isso ocorre, por exemplo, quando o(s) professor(s) especialista(s) no tema está(ão) licenciado(s)  ou sobrecarregado(s) de orientações.

11 – O memorial será avaliado? 
O memorial não será avaliado. Ele servirá de embasamento para a banca examinadora, quando da  prova de defesa de projeto, daqueles que forem aprovados para a 2ª etapa do processo de seleção.

12 – Haverá Exames de Proficiência em Língua Estrangeira?
Para o registro acadêmico e matrícula no curso é necessário ter algum certificado de proficiência em língua estrangeira. O edital de seleção discrimina quais certificados serão aceitos. A faculdade de Letras da UFMG realiza exames  de proficiência em várias línguas. O aluno aprovado no processo de seleção deverá apresentar o certificado de proficiência. Aqueles que não possuem certificação poderão obtê-la através dos exames realizados pelo CENEX. Haverá apenas mais dois exames no ano de 2022, referentes aos meses de setembro e novembro, conforme o calendário divulgado. Além disso, há outras possibilidades especificadas nos Editais.

13 – Quando saberei quem é meu orientador?
Após homologação do Resultado Final do processo seletivo, as linhas de pesquisa se reunirão e farão a distribuição dos classificados de acordo com a viabilidade de orientação. Isso significa que as orientações serão distribuídas segundo o tema do projeto e a disponibilidade do(s) professor(s) especialista(s) no tema. Essa decisão será homologada pelo colegiado do curso.

14 – Quando farei a matrícula?
O Departamento de Registro e Controle Acadêmico (DRCA) tomará as providências para efetuar o Registro Acadêmico após o envio, pela Secretaria, da documentação dos candidatos e do preenchimento da Ficha de Cadastro Prévio, pelo aluno. Portanto, somente quando o DRCA finalizar esse processo e enviar à secretaria o número de registro é que será possível efetuar a matrícula nas disciplinas do primeiro semestre.

15 – Quando conseguirei uma declaração de matrícula?
A declaração de matrícula só é possível após o registro acadêmico no Departamento de Registro e Controle Acadêmico (DRCA) e efetivação da matrícula pela secretaria. Caso o aluno precise de algum comprovante de aprovação no processo seletivo em períodos anteriores à matrícula, ele poderá solicitar uma declaração à coordenação do Promestre, pelo e-mail secpromestre@gmail.com.

16 – Qual será o horário das disciplinas?  
A grande maioria das disciplinas é no período da tarde. A partir de 2018/1 passamos a oferecer disciplinas em turmas distintas com horário a noite e também de forma condensada em períodos de férias, a depender da disponibilidade dos professores do curso.   O leque de oferta de disciplinas e seus respectivos horários são divulgados no site do programa, na aba “área acadêmica”.

17 – Quais disciplinas são obrigatórias?
O projeto curricular do Promestre está estruturado em 6 disciplinas obrigatórias (3 de conteúdos teóricos e 3 seminários de pesquisa)  e 5 optativas, todas de 30 horas, oferecidas pelas distintas linhas de pesquisa, geralmente assim organizadas: No 1º semestre são ofertadas as disciplinas obrigatórias: (I) Sujeitos da educação: escola e identidade social; (II) Metodologia de pesquisa, (III) Conhecimento, linguagem e interações em sala de aula e (IV) Seminário de pesquisa I: análise da prática pedagógica. Além disso o aluno deve escolher uma disciplina optativa oferecida pela sua linha de pesquisa. No 2º semestre o aluno deverá cursar a disciplina obrigatória Seminário de pesquisa II e duas disciplinas optativas. No 3º semestre o aluno deverá cursar a disciplina obrigatória Seminário de pesquisa III.

18 – É possível o aproveitamento de disciplinas?
Sim. O aluno que já tenha cursado e obtido aprovação em alguma disciplina isolada antes de ingressar no Promestre poderá pedir aproveitamento de créditos.

19 – O que é o exame de qualificação?
É uma etapa intermediária que acontece antes do trabalho final. O exame de qualificação deve ser realizado entre o 11º e o 19º mês de ingresso no curso em sessão pública em que os avanços do trabalho serão examinados por comissão com participação de membro externo.

20 – O que é esperado como trabalho final ?
O Promestre procura desenvolver pesquisas aplicadas, ou seja, pesquisas que tenham como foco a intervenção nos espaços de educação escolar e não escolar. Ao final do curso o aluno deverá apresentar um recurso educativo (produto educacional), que pode ser: um material didático (livro, apostila, proposta de sequência didática)  para o ensino, um site, blog, vídeo, peça teatral, um texto para formação; um jogo ou outro recurso para apoio ao professor; um guia, intervenções estratégicas em diferentes contextos da educação, entre outros. Todos refletidos e analisados à luz dos referenciais teóricos da área.

21 – Além do recurso educativo (produto educacional), o mestrando  terá também que apresentar uma dissertação final? 
Sim, ao final (o prazo máximo é de 27 meses), o aluno deve submeter um trabalho acadêmico à uma banca examinadora composta por 3 membros, sendo um deles de fora do programa. Nessa dissertação o aluno apresentará seu produto, contextualizando e analisando seus resultados/implicações.

22 – Há um modelo definido para  dissertação?
Não há um modelo único.  A dissertação pode ter uma ênfase maior ou menor na contextualização (problematização, estado da arte das experiências equivalentes sobre a questão), na justificativa de sua relevância, na fundamentação teórica, na discussões sobre os métodos utilizados,  na descrição do processo de elaboração do recurso, ou na discussão e avaliação crítica do mesmo. Seja como for, a apresentação do recurso é parte substancial da dissertação.