Pró-reitoria de Pós-graduação

Bem vindo a Pró-Reitoria de Pós-Graduação da UFMG.

Programas de pós-graduação qualificados são indicadores seguros da maioridade de uma Instituição Universitária. Evidenciam o investimento na pesquisa e na formação de quadros, requisitos indispensáveis para a consolidação de qualquer uma das áreas de conhecimento. Permitem, ainda, a expansão de grupos de pesquisa com alto valor agregado e a articulação indispensável com o ensino de graduação.

Se a localização acadêmica confere ao campo da pós-graduação uma distância crítica em relação a demandas sociais mais imediatas, também é verdade que a sociedade pode esperar desse campo propostas inovadoras e corajosas decorrentes do compromisso com o conhecimento como fonte de desenvolvimento social. Na pós-graduação, o binômio excelência acadêmica e relevância social, valores pelos quais a atividade da UFMG tem se pautado, encontra as condições mais adequadas de articulação. É justamente a distância crítica propiciada pelos estudos mais avançados que permite o surgimento das soluções mais arrojadas.

Presente na diversidade dos campos de conhecimento, a pós-graduação stricto sensu na UFMG vem alcançando, sucessivamente, patamares sempre mais elevados na avaliação da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), situando-se entre uma das melhores do Brasil.

Caracterizada por uma distribuição largamente eqüitativa de seus méritos e com uma crescente irradiação nacional, a pós-graduação na UFMG conta com dispositivos capazes de assegurar uma sólida formação especializada e, ao mesmo tempo, com mecanismos que facilitam uma constante adaptação às mudanças exigidas pelo avanço do conhecimento. A diversidade na concepção dos programas, em um arco que inclui desde programas mais ortodoxamente disciplinares até programas claramente multidisciplinares, está respaldada nos valores da excelência acadêmica e da sensibilidade social, indicadores do compromisso da UFMG com o Ensino Superior Público no Brasil.

Profª. Denise Maria Trombert de Oliveira
Pró-Reitora de Pós-Graduação da UFMG (março/2016 a março/2018)

Prof. Humberto Osório Stumpf
Pró-Reitor Adjunto de Pós-Graduação da UFMG