Lançamento do novo número da Revista Brasileira de Educação Básica

quinta-feira, 27 de abril de 2017, às 13:36

Projeto Pensar a Educação Pensar o Brasil – 1822/2022, em parceria com o Mestrado Profissional Educação e Docência – PROMESTRE e uma rede de Mestrados Profissionais em Educação, acaba de lançar, a Revista Brasileira de Educação Básica nº. 3.  Este número, produzido em parceria com o Núcleo de Estudos e Pesquisas Sobre Infância e Educação Infantil (Nepei) da FaE/UFMG,  é dedicado à reflexão sobre os desafios da formação continuada de professoras de Educação Infantil em tempos de desmonte. Os textos foram escritos por elas em parceria com seus/suas orientadores/as e refletem os efeitos dessa formação em diferentes dimensões das práticas de cuidados e educação destinadas às crianças de até seis anos. Este Número Especial da RBEB apresenta ainda uma esclarecedora entrevista com Rita Coelho, Coordenadora geral no Ministério da Educação na Coordenadoria de geral da Educação Infantil, o COEDI, entre os anos de 2007 e 2016,  na qual ela pontua os atuais desafios postos à formação continuada de professoras que atuam em creches e pré-escolas país a fora. Traz ,também um artigo de autoria de Marcia Aparecida Gobbi e Maria Letícia Barros Pedroso Nascimento, sobre o fechamento de creches universitárias, com atenção especial no caso das creches da USP. Maria Cristina Soares de Gouvêa faz um convite à leitura do livro Crianças, professoras e famílias: olhares sobre a Educação Infantil, organizado por Isabel de Oliveira e Silva, Iza Rodrigues da Luz e Maria Inês Mafra Goulart. Por último, mas não menos importante,  apresenta uma produção fílmica de Ana Luiza Viana Pacheco intitulada Formação Continuada de Professoras da Educação Infantil: Proposta metodológica de formação colaborativa compartilhada em instituições de Educação Infantil.
Gostaríamos de convidar a todos e todas para conhecerem e divulgarem a RBEB junto aos professores e professoras do país, como leitores e também como autores e colaboradores.

A RBEB é um periódico eletrônico, trimestral de acesso livre, que tem o propósito de promover o reconhecimento da autoria de professoras e professores da escola básica, a divulgação de boas práticas e de pesquisa relacionadas à educação básica.