Exame de Qualificação

O exame de qualificação deverá ocorrer entre o 11º e 16º mês de entrada do aluno no Curso. A marcação do exame deverá ser realizada por meio do sistema do MinhaUFMG, obedecendo os prazos e em conformidade com as normas estipuladas no Regulamento do PROMESTRE (CAP. 5)

A marcação deverá ser realizada 30 dias antes da data da qualificação.

1º passo: a marcação é iniciada pelo aluno no MinhaUFMG, no link “solicitação de marcação de defesa de trabalho final/exame de qualificação”.

2º passoo orientador deve indicar a banca e aceitar a marcação também no MinhaUFMG.

3º passo: o colegiado/coordenação aceita e finaliza o processo de marcação no MinhaUFMG.

4o passo: a secretaria providencia a documentação e a marcação de salas.

A qualificação ocorrerá perante uma Comissão Examinadora (Banca) composta por 02 (dois) examinadores portadores do grau de Doutor, sendo um do PROMESTRE e outro externo, podendo ser professor da FaE ou de outras unidades da UFMG e até de outras Universidades, além de, obrigatoriamente, o professor orientador, ou, em casos excepcionais, seu representante, que presidirá a Comissão. O Exame de Qualificação consiste na análise de material impresso, entregue com antecedência para Comissão Examinadora, e apresentação oral pelo aluno dos resultados preliminares do desenvolvimento do Projeto de Pesquisa. A Comissão Examinadora fará uma análise minuciosa do trabalho impresso e da apresentação oral considerando os Objetivos Gerais do Programa e os Objetivos Específicos colocados pelo Projeto de Pesquisa em questão. Neste sentido, a Comissão Examinadora fará uma ponderação sobre todos os aspectos do trabalho, proporcionando uma análise crítica de colaboração teórica/conceitual/acadêmica, para as adequações e melhorias necessárias à continuidade do trabalho e conclusão. O material para a qualificação deverá ser entregue, na forma impressa e/ou em formato digital, conforme o prazo combinado com os membros da banca examinadora. A secretaria do PROMESTRE não se responsabiliza pelo oferecimento de água, jarras, garrafas de café e toalhas, sendo responsabilidade do aluno e/ou orientador providenciar tais componentes, se julgar necessário.

Clique AQUI para acessar o texto produzido pelas professoras Renata Aspis e Nilma Soares sobre o significado e importância do exame de qualificação no Promestre assim como o que se espera que o aluno tenha produzido e que apresente para a banca.