Seminário e Eventos

PIBID FAZ ESPANHOL

A Coleção PIBID FAZ é fruto de um programa que vem sendo executado de modo exitoso e proporciona o registro da trajetória de diferentes projetos desenvolvidos na Faculdade de Educação em parceria com outros institutos da UFMG.

 

Como parte desta coleção, o volume PIBID FAZ ESPANHOL: Sequências didáticas para crianças e adolescentes constitui o resultado de um trabalho intensivo entre docentes da UFMG, estudantes de licenciatura e professores da educação básica. Nesse sentido, além de contribuir para a valorização da docência em nosso país, o volume de espanhol consolida o espaço da escola como um ambiente aberto à pluralidade linguística, à diversidade e à multiculturalidade.

 

Para conhecê-lo, acesse:

 

XI JOGO DO LIVRO E I SEMINÁRIO INTERNACIONAL LATINO-AMERICANO: MEDIAÇÕES DE LEITURA LITERÁRIA

Acontecerá nas dependências da FaE/UFMG, nos dias 18/11,19/11 e 20/11, o XI JOGO DO LIVRO E I SEMINÁRIO INTERNACIONAL LATINO-AMERICANO: MEDIAÇÕES DE LEITURA LITERÁRIA

O evento Jogo do Livro é um encontro bianual de trabalho e de intercâmbio de experiências, promovido pelo GPELL/CEALE/FaE/UFMG – Grupo de Pesquisa do Letramento Literário, do Centro de Alfabetização, Leitura e Escrita, da Faculdade de Educação da UFMG –, em que a literatura, a leitura literária, a formação de leitores e de formadores de leitores, em especial os professores da Educação Básica, são escolhidas como origem e fim das nossas interrogações. Certamente, essas questões não estão isoladas em seus casulos, mas são o resultado de interações que o homem realiza histórica, social e culturalmente e que repercutem em discursos, processos e novas configurações que podem compreender os sujeitos.

Neste ano o evento esta sendo coordenado pelos seguintes professores:   Profa. Dra Celia Abicalil Belmiro, Profa. Dra. Mônica Correia Baptista  e Prof. Dr. Josiley Francisco de Souza .

 

CEALE DEBATE DE ABRIL

Ceale Debate de abril aborda planejamento didático da alfabetização

A convidada é a professora Luciana Piccoli, da UFRGS, em evento a ser realizado na noite de 26 de abril (terça-feira), na Faculdade de Educação da UFMG

Cada criança vive um processo particular de aprendizagem. Por isso, um dos desafios cotidianos na rotina do professor consiste em como organizar o planejamento didático considerando as heterogeneidades de aprendizagens dos alunos. Para apresentar propostas para essa situação no ciclo de alfabetização, o Ceale Debate de abril recebe a professora da UFRGS Luciana Piccoli, que falará sobre o tema "Planejamento da alfabetização: como diferentes estratégias didáticas podem incluir todos os alunos". O evento será realizado no dia 26 de abril (terça-feira), das 19h30 às 21h30, no Auditório Neidson Rodrigues da Faculdade de Educação da UFMG, campus Pampulha (Avenida Antonio Carlos, 6.627)

 

Por meio da apresentação de práticas pedagógicas desenvolvidas em turmas de alfabetização, serão analisadas as potencialidades de planejamentos elaborados e de estratégias didáticas empregadas por professoras em formação na busca por incluir todos os alunos nas propostas voltadas ao ensino da leitura e da escrita. "A diferenciação pedagógica no ciclo de alfabetização como potente estratégia de ensino será tematizada neste debate", afirma Luciana.


Luciana Piccoli concluiu graduação em Pedagogia (2003) e doutorado em Educação (2009) pela UFRGS, instituição da qual é professora e pesquisadora desde 2009. É autora de Práticas Pedagógicas em Alfabetização: espaço, tempo e corporeidade (Erechim, 2012). Integra a pesquisa interinstitucional "Alfabetização no Brasil: o estado do conhecimento" (ABEC), coordenada pelo Ceale desde 1985.


As vagas são limitadas e as inscrições podem ser realizadas pelo formulário disponível em: bit.ly/cealedebate-luciana.

 

Mais informações pelo e-mail cealedebate@gmail.com ou pelo telefone (31) 3409-5334.

 

Curso de Marketing Digital em Belo Horizonte