Grupo de Pesquisa Sobre Condição e Formação Docente - PRODOC

Apresentação:

Criado em 1998, agora em novo registro no CNPQ, o PRODOC reúne pesquisadores da educação superior, profissionais de várias instituições universitárias e redes de educação básica. 
O Núcleo tem por objetivo a pesquisa sobre a condição docente e a formação de professores em todos os níveis, desdobrando-se nas seguintes questões, dimensões e categorias de análises: 

Os/as professores/as como sujeitos socioculturais.
O cotidiano de vida e trabalho.
Dimensões e processualidades da condição professor/a.
Vidas, experiências e histórias do/a professor/a.
Questões da subjetividade.
Temporalidades, materialidades e registros simbólicos na condição docente e no trabalho.
Corporeidade, temporalidades, gênero e ciclos de vida no exercício do magistério.
A questão etnico-racial na docência.
Multiculturalismo e interculturalismo no exercício da docência.
A escola e a sala de aula como espaço socioculturais e as relações docente-discente.
Processos de construção de identidades docentes: continuidades e rupturas.
Formação docente.
Significações/ressignificações e sentimentos da docência e dos docentes sobre suas vidas e seu trabalho.
Dificuldades e problemas vividos pelos/as professores/as no exercício do magistério na contemporaneidade.
Os/as docentes e as áreas de conhecimentos e de pesquisa. Os conteúdos disciplinares como mediação na prática e a construção curricular.
Os/as docentes e a educação infantil, fundamental, média, de jovens e adultos e superior: sujeitos, cotidianos, representações, saberes e práticas.
Os professores/as de escolas do campo: sujeitos, cotidianos, representações, saberes e práticas. A mediação da terra nas relações docentes-discentes nas escolas do campo. 
Trabalho e imagens da docência em gerações de professores/as.
Elementos de heterogeneidade da categoria social dos professores.

Linhas de Pesquisa:

- Cotidiano, sujeitos, conhecimentos, saberes e práticas da educação básica.
- Cotidiano, sujeitos, conhecimentos, saberes e práticas da educação no campo.
- Currículo, linguagem e artefatos culturais.
- Diferenças culturais e desigualdade social.
- Professores como sujeitos socioculturais e seus processos formativos.

Pesquisadores/as:

Pesquisadores/as:

Ademilson de Souza Soares – UFMG

(http://lattes.cnpq.br/8034666439537758)

 

Álida Angélica Alves Leal - UFMG

(http://lattes.cnpq.br/6076786020372420)

 

Ana Lúcia Faria e Azevedo – Rede Municipal de Educação de Belo Horizonte (http://lattes.cnpq.br/1371482260810247)

 

Célia Maria Fernandes Nunes – UFOP

(http://lattes.cnpq.br/1724159981026056)

 

Charles Moreira Cunha - UFMG

(http://lattes.cnpq.br/1253377311855009)

Elaine das Graças Frade - UFLA

(http://lattes.cnpq.br/4277517976353750)

 

Geralda Aparecida de Carvalho Pena – IFMG

(http://lattes.cnpq.br/8004234145924774)


Inês Assunção de Castro Teixeira (coordenadora)- UFMG

(http://lattes.cnpq.br/1047127256639285)

 

João Valdir Alves de Souza- UFMG

( http://lattes.cnpq.br/1202400018073776)

 

Júlio Emílio Diniz Pereira - UFMG

(http://lattes.cnpq.br/1445205960101729)

 

Karla Cunha Pádua – UEMG

(http://lattes.cnpq.br/0070726136449085)

Margareth Diniz – UFOP

(http://lattes.cnpq.br/4573306124068025)

Maria Isabel Antunes Rocha- UFMG

(http://lattes.cnpq.br/1911927428620105)

 

Maria Jaqueline de Grammont  Machado de Araújo – UFSJ

(http://lattes.cnpq.br/4544841320619520)

 

Maria José de Paula – Rede Municipal Educação de Belo Horizonte

(http://lattes.cnpq.br/5849200093077385)

 

Marília Sousa Andrade Dias - Rede Municipal Educação de Belo Horizonte

(http://lattes.cnpq.br/0793844237669882)

Miria Gomes Oliveira – UFMG

(http://lattes.cnpq.br/5707036544040784)

Ronaldo Castro D’ Ávila – UFMG

(http://lattes.cnpq.br/4447188764594593)

Samira Zaidan – UFMG

(http://lattes.cnpq.br/7583757578863205)

Santuza Amorim da Silva- UEMG

(http://lattes.cnpq.br/5328277676660908)

Simone Grace de Paula-  (coordenadora) FUMEC

(http://lattes.cnpq.br/2882901481403185)

 

Wagner Ahmad Auarek – UFMG

(http://lattes.cnpq.br/3282092692907647)

Estudantes pesquisadores:

Alessandra Bernardes Faria Campos – Mestranda

(http://lattes.cnpq.br/5395045491604108)

Alice Maia Silva – Graduanda

(http://lattes.cnpq.br/8062230298486682)

Ana Maria Simões Coelho – Doutoranda

(http://lattes.cnpq.br/0621710119694263)

Anna Cláudia Eutrópio Batista d'Andrea – Doutoranda

(http://lattes.cnpq.br/5267188506389602)

Gláucia Aparecia Vieira – Mestranda

(http://lattes.cnpq.br/7205058489853831)

Josaniel Vieira da Silva – Doutorando

(http://lattes.cnpq.br/6878634906982235)

Natália Alves Gonçalves – Graduanda

(http://lattes.cnpq.br/5402555604029869)

Sandra de Lacerda Cardoso – Mestranda

(http://lattes.cnpq.br/9958567753426392)

Tatyanne Gomes Marques – Mestre

(http://lattes.cnpq.br/6540344146598584)

Vanessa Moreira Crecci  – Mestranda

(http://lattes.cnpq.br/9959809647330828)

Vitor Ferreira Lino – Mestrando

(http://lattes.cnpq.br/0379500298610365)

Contatos:

inestei@uol.com.br, prodoc@fae.ufmg.br

 

Enquete
ddddd
asdsad
sad
asdsa
asdsad
asdsad
Curso de Marketing Digital em Belo Horizonte