NEPPCOM - Núcleo de Estudos e Pesquisa do Pensamento Complexo

Apresentação:


O Núcleo é uma estrutura criada a partir da vinculação ensino-pesquisa-extensão, tendo como meta principal, contribuir com a formação do educador no sentido de promover apoio à reflexão sobre temas da complexidade, na perspectiva do resgate do sujeito e da sua subjetividade. No que tange às interfaces com Imaginário, Cultura e Educação, o projeto do Núcleo se sustenta no desafio e possibilidade de criar conexões entre áreas do conhecimento no sentido de dialogar e praticar ações interdisciplinares e/ou transdisciplinares.

Em uma tentativa de romper com a fragmentação do conhecimento herdada da ciência tradicional, tem como desafio questões teórico-metodológicas voltadas para a construção de uma epistemologia da complexidade. Coloca-se, ainda, como estratégia autogestionária, o incentivo à criação de uma nova linha de pesquisa traduzida em um espaço de produção do conhecimento acadêmico que, no resgate da subjetividade e as possibilidades da investigação qualitativa, compreenda e explique a construção do conhecimento, conforme o paradigma da complexidade possibilitando mostrar que a “visão em teia revela redes sociais” (Sluzki, 1997). O Núcleo tem em vista a possibilidade da construção de uma efetiva educação do ser complexo, redefinido na complexidade do saber.

Objetivos:

· Estudar as diversas abordagens dos novos paradigmas em educação;
· Fortalecer a reflexão a respeito da complexidade, tomando-a como questão relevante para avançar a pesquisa e os estudos na área;
· Explicitar as matrizes epistemológicas de maior relevância para a formação de "construtos" que relacionem imaginário, educação e “redes sociais”;
· Criar um campo de reflexão em que diferentes projetos e temas pertinentes de diversas áreas sejam acolhidos na perspectiva interdisciplinar;
· Promover estudos e pesquisa sobre temas transversais e pensamento complexo;
· Produzir eventos que fortaleçam o campo de estudo e pesquisa sobre novos paradigmas e a possibilidade das práticas inclusivas.

Linha de Pesquisa:

· Estudo da Teoria da Complexidade implicando os princípios de inclusão, complementaridade e recursividade no tratamento das questões epistemológicas na perspectiva do diálogo de saberes disciplinares.

Constituição:

Coordenador Geral: 
Conceição Clarete Xavier (TECA)-Coordenadora- Profª do DECAE/FaE/UFMG.

Pesquisadores da UFMG:

· Prof. Antônio Carlos Siqueira (DECAE/FaE/UFMG)
· Prof. Dr. Gildo Scalco (DMTE/FaE/UFMG); 
· Prof. Dr. Walter E. Ude Marques (DECAE/FaE/UFMG); 
· Leonardo José Jeber–Prof. Educação Física- Centro Pedagógico UFMG;
· Adriana Cristina de Faria Machado - Graduanda em Geografia na UFMG;
· Ana Paula Pereira Pedersoli – Graduanda em Pedagogia na UFMG ;
· Cynthia Adriádne Santos - Graduanda em Pedagogia na UFMG;
· Fabiola Anita Romero Gomes - Graduanda em Pedagogia na UFMG;
· Michelle Kelly Chaves – Graduanda em Pedagogia na UFMG;
· Meire Luci de Araújo – Pedagoga. 
· Moisés Ketlle Serrão – Pedagogo.

Pesquisadores de Outras Universidades:

· Dilma Fróes Vieira (Fundação Educacional João Monlevade/MG); 
· Marilia Caníglia Machado – Professora Universitária e Terapeuta Ocupacional.
· Adriana Rodrigues Brandão – Profa. de História;
· Hernany Mendes de Faria Pinto – Educador Social.
· Rita Efigênia – Música, Educadora Social.
· Rodrigo Marcos de Jesus – Filósofo, Professor e mestrando na FAJE.
· Rogério Salgado – Poeta.
· Valeria Tassara – Psicóloga e Professora Universitária PUC Arcos-MG.
· Virgilene Ferreira de Araújo – Estudante de Pedagogia, Professora de Teatro, Educadora Social.

Pesquisadores visitantes:
· Profa. Dra. Heliane Gramiscelli (aposentada da FaE/UFMG).

Pesquisas:

· Estratégias para a conquista do mundo universitário construídas por jovens e adultos trabalhadores – Um desafio interdisciplinar nos “Pré-Vestibulares Alternativos”. Finalizado em setembro de 2001.

· Pesquisa na internet, em que se busca conhecer grupos e pessoas que reflitam sobre o imaginário, educação, cultura, tendo o paradigma da complexidade como sustentação das pesquisas.

· Projeto de Criação do Grupo Temático encarregado da organização de um curso integrando Teatro, Música, Conto, Capoeira, Mandala e Poesia, voltado para a formação do Educador Infantil-formação de professores.

· Trabalhador na Universidade/ Universidade do Trabalhador – Uma prática extensionista na construção da Pedagogia do Imaginário. – (parceria com a Casa do Movimento Popular - Contagem).

· Juventude, Famílias e Projeto de Vida, ano 2004, Local de realização – COLTEC/UFMG.

· Projeto – Múltiplas Linguagens: Razão, Emoção e Corporeidade na Educação.

Pesquisas em andamento:

· Novos Paradigmas e Educação: subsídios e contribuições para a formação de educadores transdisciplinares.

· Panorama do Trânsito em Belo Horizonte: um diálogo entre as esferas da educação, esforço legal e engenharia de trânsito.

Apoio e realização de eventos:

· Apoio à realização do I Seminário: “Elementos constitutivos da pesquisa sobre o Imaginário Pedagógico”, no início de novembro de 1995 – Faculdade de Educação da UFMG/CNPq.

· Apoio à realização do II Seminário: “Elementos constitutivos da pesquisa sobre o Imaginário Pedagógico, nos dias 20 e 21 de novembro de 1997. 
· Realização do Evento: “50 anos das Reinações de Monteiro Lobato”, em agosto de1998.

· Apoio à realização do curso “Contador de Histórias” – Um Resgate da Tradição Oral “. Realizado no período de 19/12/98 a 27/03/99. Ministrado pela prof. Sara Pitchon.

· Realização anual do curso, de 1999 à 2002: “Imaginário, Linguagens e Corporeidade na Educação.”

· Realização de mesa redonda em 21 de agosto de 2001, FAE-UFMG, tema do debate: “Pensamento complexo, transdisciplinaridade e redes sociais”. Conferencista: Prof. Walter E. Ude, FAE-DECAE.

· Mesa redonda com o Profº. Walter Ude - Tema: Construção de Redes Sociais: possibilidades teórico-metodológicas para uma prática inclusiva. Realização: dia 25/6/02 – FAE/UFMG.

· Projeção e debate da Fita de Vídeo. Programa televisivo: “Roda Viva” com a participação de Edgar Morin”. Dia 24/7/02

· Seminário: “Novos Paradigmas e Educação: possibilidade teórico-metodológica para uma prática inclusiva”. Coordenadores: Gildo Scalco, Walter Ude e Antônio Carlos Siqueira DMTE – DECAE/UFMG, na Faculdade de Educação, nos dias 12, 13 e 14 de agosto de 2003.

· Ciclo de Mesas Redondas – NEPPCOM/2004
Temas: Impactos da Complexidade na Pedagogia Atual.
Modernidade, Educação e MPB.
Cuidados Pediátricos na Formação de Educadores.
Uma Releitura Crítica da Psicanálise na Educação.
Educação Nutricional na Formação de Educadores.

· Programa Salto Para o Futuro da TVE/MEC - período: outubro/2004
Tema: Redes Sociais, Violência e Escola – Conferencista Walter E. Ude.

· Ciclo de Mesas Redondas – NEPPCOM/2005;

· Cursos de Extensão: Foram realizados dois cursos “Complexidade e seus reflexos na Educação” e “Imaginário, linguagens e corporeidade na Educação”. O primeiro curso tratou sobre questões tais como, teoria da complexidade e transdisciplinaridade, inclusão social, subjetividade, redes sociais e organização do trabalho pedagógico. O segundo abordou questões sobre teatro, música e múltiplas linguagens na educação. Os dois cursos forma realizados no período de 18 de agosto a 03 de novembro de 2005;

· Apoio à organização de simpósio sobre a temática: Universidade, Responsabilidade Social e Práticas Inclusivas que se realizou em 13 a 15 Setembro de 2006. Informações no site: https://www.face.ufmg.br/servicos/sub_ser_cei_eve.php;

· Apoio à organização do I Encontro De Estudos Da Música Popular Brasileira Na Escola De Música UFMG, de 25 a 27 de Outubro de 2006;

· Curso de Extensão: Desafios teórico-metodológicos: perspectivas da Teoria da Complexidade na Pesquisa, realizado na FaE/UFMG, às quintas-feiras, no período de 27 de abril a 06 de julho de 2006.

· Ciclo de Mesas Redondas – NEPPCOM/2006-2007;

· II º Seminário Novos Paradigmas e Educação: Possibilidade Teórico-Metodológica para uma Prática Inclusiva com realização confirmada para os dias 25 e 26 de abril de 2007.

 

Publicações:

· SCALCO, Gildo & UDE, Walter. Caderno de resumos (anais) – Novos Paradigmas e Educação: possibilidade teórico-metodológica para uma prática inclusiva. Belo Horizonte/MG, 2003.

· ________. Complexidade e Transdisciplinaridade. Presença Pedagógica. Belo Horizonte: Dimensão, 2004, ISBN/ISSN1413-1862.

· SCALCO, Gildo et. al. A Complexidade na Escola: aprendendo com a diversidade. Trabalho e Educação em Perspectiva. Belo Horizonte: Editora NETE, 2004 ISBN/ISSN1806-9444.

· ________. A Participação Comunitária na Escola Plural. Trabalho e Educação em Perspectiva. Belo Horizonte: Editora NETE, ago/2004, ISBN/ISSN1806-9444, págs. 7-18.

· ________. A Pedagogia de Projetos: uma educação além dos muros da escola. Escritos sobre Educação. Belo Horizonte: UTOPIKA, jan/2005, ISBN/ISSN1677-9843.
· SCALCO, Gildo. Aluno. Presença Pedagógica, v.10, nº 58. Belo Horizonte: Dimensão, ago 2004, ISBN/ISSN1413-1862, págs. 68-74.

· SIQUEIRA, Antônio Carlos. A Morte da Arte (e da Música) nos limites da Indústria Cultural. In: COLÓQUIO NACIONAL MORTE DA ARTE HOJE, 1993, Belo Horizonte. Anais do Colóquio Nacional Morte da Arte. Belo Horizonte: Santa Edwiges, 1993. v.1. p.193-199.

· ________. Música, Modernidade e Educação. Presença Pedagógica, v.10, nº 60. Belo Horizonte: Dimensão, nov/dez/2004, págs. 25-32.

· ________. Notas sobre o positivismo em A. Comte. In: IV ENCONTRO DE PESQUISA DA FaE/UFMG, 1997, Belo Horizonte. Anais do IV Encontro de Pesquisa da FaE/UFMG. Belo Horizonte FaE/UFMG, 1997. v.1. p.244-251.

· ________. Sobre a relação Esclarecimento e Música. In: AS LUZES DA ARTE: homenagem aos cinqüenta anos de publicação da Dialética do esclarecimento. Organizadores: Rodrigo Duarte e Virgínia Figueiredo. Belo Horizonte, pág. 551-560, 1999.

· UDE, Walter. Pedagogia Social: uma disciplina emergente. Presença Pedagógica, v.10, n. 59. Belo Horizonte: Dimensão, set/2004, ISBN/ISSN: 1413 - 1862 págs. 19-27.
· ________. Trabalho Infantil, Família, Identidade e Saúde Mental: indagações diante de um fenômeno transgeracional. Trabalho e Educação T & E. Belo Horizonte: Editora NETE, nov./2004, ISBN/ISSN: 85-87996-01-0.

 

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