Núcleo de Estudos e Pesquisas sobre Infância e Educação Infantil
Núcleo de Estudos e Pesquisas sobre Infância e Educação Infantil

Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência – PIBID

Este programa do Ministério da Educação foi criado com a finalidade de valorizar o magistério e apoiar estudantes de licenciatura plena, das instituições municipais públicas e comunitárias, sem fins econômicos, de educação superior. Tem como um dos objetivos elevar a qualidade das ações acadêmicas voltadas à formação inicial de professores nos cursos de licenciatura das instituições de educação superior, promovendo a integração entre educação superior e educação básica por meio da inserção dos licenciandos no cotidiano de escolas da rede pública de educação básica.

O programa visa também proporcionar aos futuros professores participação em experiências metodológicas, tecnológicas e práticas docentes de caráter inovador e interdisciplinar e que busquem a superação de problemas identificados no processo de ensino-aprendizagem. Além de incentivar as escolas públicas de educação básica a tornarem-se protagonistas nos processos formativos dos estudantes das licenciaturas, mobilizando seus professores como co-formadores dos futuros professores. Tanto os professores da escola básica como os licenciandos recebem bolsas para a execução das atividades concernentes ao programa.

Em 2010, na terceira edição do programa, o Nepei/UFMG integrou as ações do PIBID. A entrada da educação infantil neste programa constitui-se numa importante e valiosa oportunidade para a área, tendo em vista a ampliação da oferta educacional para crianças de zero a seis anos e a preocupação, concomitante, com a qualidade da oferta desse serviço. Especialistas da área e gestores educacionais têm mencionado a formação docente como um dos desafios a serem superados com vista a se assegurar uma educação de qualidade em creches e pré-escolas.

A formação inicial em nível superior do professor da educação infantil, definida como atribuição dos cursos de pedagogia pelas Diretrizes Curriculares Nacionais do Coneslho Nacional de Educaão, deve ser capaz de assegurar, ao egresso do curso de pedagogia, condições adequadas para o exercício da profissão docente. O curso de Pedagogia da Faculdade de Educação da UFMG, a partir da implantação de sua nova versão curricular, em 2009, passou a conferir centralidade à formação para a docência na Educação Infantil, ao lado da docência no Ensino Fundamental. Como área recém-incorporada aos sistemas de Ensino e aos cursos de formação de professores em nível superior, a educação infantil enfrenta desafios os mais diversos no que se refere à formação profissional.Nesse sentido, a articulação com as redes de ensino, também em fase de constituição na maioria dos municípios brasileiros, se apresenta como oportunidade de conferir à formação desse profissional um caráter mais abrangente e significativo, constituindo-se em oportunidade de intervenção na realidade da educação oferecida às crianças de zero até seis anos de idade. Uma maior articulação com a prática profissional constitui-se em elemento fundamental nesse nível de ensino, podendo contribuir para a elevação da qualidade da formação dos estudantes de pedagogia, futuros professores da Educação Infantil, fortalecendo, assim, os vínculos com a prática e o seu projeto profissional de atuação nessa área.

A proposição deste subprojeto, para abranger a formação de professores para a Educação Infantil, justifica-se, ainda, por meio da ênfase conferida, no Edital CAPES/PIBID 2010, à questão da alfabetização, entendida em uma perspectiva ampliada, ou seja, a da inserção das crianças em práticas de leitura e escrita desde os anos iniciais do seu processo de escolarização. Do ponto de vista das demandas sociais locais, consideramos que o atual contexto de ampliação do atendimento em Educação Infantil pela Rede Municipal de Ensino de Belo Horizonte, por meio da criação das Unidades Municipais de Educação Infantil e da construção de Projeto Político Pedagógico para a Educação Infantil no município apresenta-se como situação oportuna tanto para favorecer a difusão de conhecimentos produzidos na Universidade entre os profissionais que se encontram atuando nessa etapa da educação básica, quanto para favorecer a inserção de nossos alunos em experiências formadoras ricas e desafiadoras no contexto da prática profissional. Além disso, considerando a característica da Educação Infantil no município de Belo Horizonte, que vincula as Unidades Municipais de Educação Infantil a escolas de Ensino Fundamental, o desenvolvimento do projeto pretende contribuir para o favorecimento da articulação entre Educação Infantil e a etapa seguinte da educação básica, um desafio prático e teórico reconhecido pelos estudiosos da área e pelos gestores da educação.

Ações do Projeto:

Num primeiro momento, serão realizadas ações de reconhecimento da escola, com vistas a caracterizar suas práticas pedagógicas, a dinâmica de funcionamento cotidiano, os projetos desenvolvidos, os problemas e desafios existentes. Essa etapa contará, ainda, com a construção, por parte da equipe – professor coordenador, alunos bolsistas e professor supervisor – de instrumentos para diagnóstico da realidade, bem como de seções de estudo e planejamento conjunto para o desenvolvimento deste subprojeto.

Em seguida, serão desenvolvidas ações planejadas que deverão contemplar:

1. Observação e registro de situações de aprendizagem em sala de aula, reflexão coletiva envolvendo professor coordenador, alunos bolsistas e professor supervisor acerca dos problemas detectados e elaboração de propostas de intervenção pedagógica para a superação dos problemas;

2. Observação e registro de situações pedagógicas vivenciadas na escola, tais como reuniões entre educadores, com pais, com os gestores públicos etc e elaboração de propostas de intervenção pedagógica para a superação dos problemas;

3. Realização de seminários organizados conjuntamente com o Colegiado do Curso de Pedagogia da Faculdade de Educação da UFMG nos quais serão debatidas as questões teóricas e práticas suscitadas pelo programa;

4. Criação e alimentação do site do subprojeto que deverá conter informações sobre as atividades desenvolvidas pelo programa, exemplos de situações de aprendizagem desenvolvidas nas Unidades Municipais de Educação Infantil que integram o programa; textos teóricos sobre temáticas afins; links de sites de apoio à docência na educação infantil; textos elaborados pelos participantes do subprojeto.
Finalmente, será realizada avaliação das ações implementadas pelo programa resultando na produção do relatório final e em seminário organizado pelo professor coordenador, alunos bolsistas e professores supervisores aberto a alunos do curso de pedagogia e outras licenciaturas da UFMG.

Será dada ênfase à construção de metodologias que favoreçam a participação das crianças nas experiências escolares e na construção das diferentes experiências de conhecimento do mundo físico e social e das múltiplas linguagens.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.