Mestrado Profissional UFMG

O Promestre visa desenvolver conhecimento e formar profissionais capacitados para a produção e avaliação de materiais didáticos, a criação e o aprimoramento de novas metodologias e tecnologias de ensino.

A Linha de Pesquisa: Educação Infantil visa: Estudos sobre a infância em uma perspectiva histórica e contemporânea. Relações da infância com as mudanças sociais e culturais da família e da sociedade. As políticas públicas e suas dimensões socioculturais. Desenvolvimento físico, psicológico e social da criança. Organização e gestão do trabalho pedagógico. Pedagogias da educação infantil: linguagens, processos de construção do conhecimento e da experiência em contextos interativos. A avaliação na educação infantil. A elaboração, implementação e avaliação de projetos político-pedagógicos em educação infantil.

 

Mestrado e Doutorado Academico UFMG

Tem por objetivo:
  • Formar o docente, o pesquisador e o profissional de Educação capazes de elaborar e implementar projetos de pesquisa inovadores.
  • Constituir uma instância de reflexão coletiva sobre as práticas e as teorias pedagógicas.
  • Criar condições favoráveis ao desenvolvimento da pesquisa e da análise do fenômeno educacional, em suas múltiplas relações sociais e culturais.

A linha de pesquisa Infância e Educação Infantil visa: Estudos sobre a infância em uma perspectiva histórica e contemporânea, em contextos escolares e não escolares. Relações da infância com as mudanças sociais e culturais da família e da sociedade. As políticas e suas dimensões socioculturais. Desenvolvimento psicológico e social da criança. Organização e gestão do trabalho pedagógico. Pedagogias da educação infantil: interações, brincadeiras, linguagens, processos de construção do conhecimento e da experiência em contextos interativos, avaliação. A relação escola-família na Educação Infantil. Formação, condição e identidade docente na educação Infantil.