Políticas Educacionais

 

Homoludens: Jogos e Projetos Educacionais para a Infância

 

Centro de Estudos Educação & Sociedade

 

Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior

 

Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira

 

Ministério da Educação

 

ANDI

Criada formalmente em 1993, mas atuando de maneira voluntária desde 1990, a ANDI é uma organização da sociedade civil, sem fins de lucro e apartidária, que articula ações inovadoras em mídia para o desenvolvimento. Suas estratégias estão fundamentadas na promoção e no fortalecimento de um diálogo profissional e ético entre as redações, as faculdades de comunicação e de outros campos do conhecimento, os poderes públicos e as entidades relacionadas à agenda do desenvolvimento sustentável e dos direitos humanos.

 

CDIA Observa – Observatório de Políticas Públicas e Direitos da Criança e do Adolescente.

Observatório de Políticas Públicas e Direitos da Criança e do Adolescente se dedica a armazenar e gerar informações através de tópicos de pesquisa e relatórios sobre políticas públicas e direitos das crianças e adolescentes.

 

Portal Prómenino

Portal Pró-Menino é uma iniciativa da Fundação Telefônica que busca contribuir para a garantia dos direitos de crianças e adolescentes por meio da disseminação da informação, do apoio das organizações que lidam com esta temática e da sensibilização da população em geral.

 

Fundação Abrinq

Fundação Abrinq, Instituição sem fins lucrativos, criada em 1990 com o objetivo de mobilizar a sociedade para questões relacionadas aos direitos da infância e da adolescência. Seu trabalho é pautado pela Convenção Internacional dos Direitos da Criança (ONU, 1989), Constituição Federal Brasileira (1988) e Estatuto da Criança e do Adolescente (1990).

 

Blog do Luiz Araújo

Criado pelo Professor Luíz Araújo que é  mestre em políticas públicas em educação pela UnB e doutorando na USP. Este blog é um espaço para a discussão das politicas públicas nacionais. Venha fazer parte deste debate.

 

Equidade para a Infância América Latina

Seu objetivo é estimular o debate público sobre processos de mudança na América Latina na área dos direitos da infância e dos adolescentes, promovendo uma multiplicidade de vozes.

 

Financiamiento del Derecho a la Educación en América Latina

Site em espanhol onde é possível encontrar informações sobre o financiamento da educação na América do Latina como: datas e locais de congressos, documentos, links para outros sites (que abordam esse tema), notícias e outros.

 

Niñez con todos sus derechos Ahora!

Site em espanhol que traz informações acerca das ações de luta pelo direito á educação na primeira, onde é possivel obter informações sobre congressos nesta área, realizados no Brasil e em outros países da América do Sul.

 

GRUPECI

O GRUPECI, Seminário de Grupos de Pesquisa sobre Crianças e Infâncias, tem por objetivo promover e ampliar o diálogo entre as diferentes áreas de conhecimento que têm como temática os estudos das crianças e de suas infâncias. É um evento que se caracteriza pela interlocução entre grupos de pesquisa e pela apresentação de trabalhos de forma articulada no interior dos grupos.

 

OCA

O programa Cidade+Criança visa:

01 – Garantir prioridade à criança e ao adolescente em todas às peças orçamentárias;
02 – Implantar o Orçamento Criança e Adolescente – OCA;
03 – Permitir o acompanhamento e monitoramento dos recursos investidos na criança e adolescente.

O Programa Cidade+Criança é orientado:

– Pelo documento “Um Mundo para as Crianças” aprovado pela Assembléia da ONU;
– Pelo Pacto pela Paz – Aprovado na IV Conferência Nacional dos Direitos da Criança e Adolescente;
– Pela Metodologia de apuração do OCA desenvolvida pela Fundação ABRINQ, pelo Fundo das Nações Unidas Para a Infância e Adolescência em parceria com o Instituto de Estudos Sócio-econômicos – INESC.
– Metas do Milênio.

 

Ação Educativa

 

Movimento Interfóruns de Educação Infantil do Brasil

 

Rede nacional Primeira Infância

 

Observatório da Infância

O Observatório pretende ser um órgão de comunicação, um elo de ligação entre o conhecimento técnico-científico e o conhecimento popular, uma tradução da linguagem teórica e acadêmica para a informação popular e prática.

Seu objetivo é fazer do Observatório da Infância um canal de informação sobre os direitos de crianças e adolescentes

 

UNESCO: Educação

Nesta parte do site da Unesco dedicado a educação, encontram-se dados referentes as ações da mesma para trazer a educação para todos.

Também disponibiliza dados estatisticos , artigos, artigos, noticias sobre a educação.

 

Brasil equidade na infância e adolescência

Site da Unicef que disponibiliza informações sobre a primeira infância tais como população na faixa de 0 a 6 anos; crianças dentro e fora da escola nessa faixa etária entre outros dados.

 

Enciclopédia Sobre o Desenvolvimento da Primeira Infância

A enciclopédia é elaborada pelo Centro de Excelência para o Desenvolvimento na Primeira Infância. Destina-se a legisladores que atuam na área educacional, planejadores de serviços, profissionais educadores e pais. Reúne artigos escritos por renomados especialistas internacionais sobre conteúdos relacionados ao desenvolvimento psicossocial de crianças pequenas, desde o seu nascimento até os 5 anos de idade. As produções giram em torno de 40 temas específicos que são explorados sob três perspectivas: desenvolvimento, serviços e políticas e que têm por propósito melhorar a qualidade de vida das crianças e de suas famílias, bem como contribuir para a formulação de políticas públicas que invistam na infância da criança pequena.

 

Aliança pela Infância

 

Campanha Nacional pelo Direito à Educação

Surgiu em 1999 em decorrência do conjunto de organizações da sociedade civil projetadas para a participação na Cúpula Mundial de Educação em Dakar (Senegal), que se realizaria no ano seguinte. Hoje é considerada a articulação mais ampla e plural no campo de movimentos pela melhoria da educação básica no Brasil, por ser uma rede que agrega mais de 200 grupos e entidades por todo o país, incluindo movimentos sociais, sindicatos, organizações não-governamentais nacionais e internacionais, grupos universitários, comunitários, entre outros. Acreditam na construção de um país justo e sustentável por meio da oferta de uma educação pública de qualidade

 

Agência de Notícias dos Direitos da Infância

A ANDI é uma associação civil, privada, sem fins lucrativos que assume como missão contribuir para construção, nos meios de comunicação, de uma cultura jornalística voltada para priorizar e investigar questões relativas ao universo da criança e do adolescente, sempre pela ótica dos seus direitos. A iniciativa marca presença tanto no Brasil quanto na América Latina.

 

Todos Pela Educação

Movimento que reúne esforços de representantes da sociedade civil, dentre eles educadores, organizações sociais, iniciativa privada e gestores públicos de Educação em prol de um projeto de nação que assegure educação de qualidade para todos os brasileiros. Cada cidadão ou instituição, integrante do movimento, é co-responsável e se mobiliza, em sua área de atuação, para promover o acesso de todas as crianças e jovens a Educação de qualidade.

 

Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação

A ANPEd fundada em 1976 é organizada pela sociedade civil e atua sem fins lucrativos.Tem por finalidade promover o desenvolvimento e consolidação do ensino de pós-graduação e da pesquisa na área de Educação no Brasil. Com o passar dos anos, tem se firmado como importante fórum de debates das questões científicas e políticas da área e se tornado referência para o acompanhamento da produção brasileira no campo educacional.

 

Núcleo de Estudos e Pesquisas na Educação da Pequena Infância

A compreensão cada vez mais abrangente que vem se construindo em nossa sociedade a respeito da infância como uma fase da vida dotada de especificidade com fundamental importância para a constituição da identidade humana tanto do ponto de vista subjetivo como social , tem levado os educadores a dedicar um considerável esforço para ampliar a compreensão desta fase da vida e estabelecer, em conseqüência, propostas educativas que atendam às necessidades da especificidade de ser criança e orientem a organização de espaços educacionais propícios a tal finalidade.  Este fato reflete uma inquietação gestada nos últimos anos, sobretudo nas escolas de formação, mas possui também contribuições oriundas do interior dos próprios sistemas educacionais que mantêm as creches e as pré-escolas

 

Biblioteca Virtual de Educação

(BVE) é uma ferramenta de pesquisa de sítios educacionais, do Brasil e do exterior. É voltada a pesquisadores, estudiosos, professores, universitários, pós-graduandos e alunos de todas as séries escolares.