Ademilson de Sousa Soares

Ademilson de Sousa Soares

Graduação em Filosofia concluída no ano de 1985 pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais – PUCMinas. Doutorado em Educação concluído no ano de 2005 pela Universidade Federal de Minas Gerais – UFMG. Professor e orientador do PROMESTRE – Mestrado Profissional em Educação e Docência da Faculdade de Educação da UFMG. Atua nas áreas de educação infantil, filosofia, filosofia política, ética, políticas educacionais e formação de professores (pedagogia e licenciaturas). Pesquisas atuais: Os pressupostos epistemológicos das pesquisas para, com e sobre criança, infância e educação Infantil; Os egressos do curso de pedagogia da UFMG e a prática profissional na educação infantil.

Link para o Curriculum Lattes: http://lattes.cnpq.br/9264771998879013

Isabel de Oliveira e Silva

Isabel de Oliveira e Silva

Possui graduação em Pedagogia pela Universidade Federal de Minas Gerais (1988), mestrado em Educação pela Universidade Federal de Minas Gerais (1999) e doutorado em Educação pela Universidade Federal de Minas Gerais (02/2004). Realizou Pós-doutorado na Universidade de São Paulo – USP (2014), desenvolvendo estudos sobre o pensamento de Hannah Arendt, sob supervisão do professor Dr. José Sérgio Fonseca de Carvalho. Atualmente é Professora Adjunta da Universidade Federal de Minas Gerais. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Educação Infantil, atuando principalmente nos seguintes temas: estudos sobre a infância e pedagogias da educação infantil, identidade profissional, formação de professores, estudos sobre o cuidado na educação infantil e educação infantil para crianças em diferentes contextos, incluindo os contextos não urbanos

Link para o Curriculum Lattes: http://lattes.cnpq.br/9448803576146788

Iza Rodrigues da Luz

Iza Rodrigues da Luz – Coordenação

Possui graduação em Psicologia – Psicólogo pela Universidade de Brasília (1998), graduação em Licenciatura em Psicologia pela Universidade de Brasília (1997), mestrado em Psicologia pela Universidade de Brasília (2000) e doutorado em Educação pela Universidade Federal de Minas Gerais (2005). Atualmente é professora adjunta da Faculdade de Educação da Universidade Federal de Minas Gerais – FaE/UFMG e do Programa de Pós-graduação em Educação: Conhecimento e Inclusão Social da FaE/UFMG. Tem experiência nas áreas de Psicologia e Educação, com ênfase em Psicologia do Desenvolvimento Humano, seus projetos de ensino, pesquisa e extensão se concentram principalmente nos seguintes temas/áreas: Educação Infantil, formação de professores, agressividade, infância e processo de desenvolvimento humano.

Link para o Curriculum Lattes: http://lattes.cnpq.br/5806566835640602

Levindo Diniz

Levindo Diniz Carvalho – Vice-Coordenação

Professor Adjunto da Faculdade de Educação da UFMG e do Programa de Pós-Graduação em Educação da UFSJ. Doutor em Educação pela Universidade Federal de Minas Gerais, Mestre em Educação e Graduado em Pedagogia. Tem experiências como pesquisador e docente nos campos da educação e infância especialmente nos temas: Educação Integral; Educação Infantil; Brincadeira e cultura; Cidadania na infância. É também membro do grupo TEIA – Territórios Educação Integral e Cidadania da FAE/UFMG.

Link para o Curriculum Lattes: http://lattes.cnpq.br/2558119331623515

Livia Maria Fraga Vieira

Lívia Maria Fraga Vieira

Possui graduação em Psicologia pela Universidade Federal de Minas Gerais (1978), mestrado em Educação pela Universidade Federal de Minas Gerais (1987) e doutorado em Ciências da Educação – Université René Descartes- Paris V (2007). Atualmente é professora adjunta da Faculdade de Educação da Universidade Federal de Minas Gerais e do Programa de Pós-Graduação em Educação da mesma Universidade. Tem experiência de trabalho e pesquisa na área de Educação Básica, com ênfase em Educação Infantil, atuando principalmente nos seguintes temas: política educacional, políticas públicas e história da educação infantil, trabalho docente e formação de professores. Integra, como pesquisadora, o Grupo de Pesquisa sobre Política Educacional e Trabalho Docente – GESTRADO e o Núcleo de Estudos e Pesquisas sobre Infância e Educação Infantil – NEPEI, ambos da UFMG.

Link para o Curriculum Lattes: http://lattes.cnpq.br/3461626096681374

Maria Cristina Soares de Gouvea

Maria Cristina Soares de Gouvea

PRIMEIRAMENTE, FORA TEMER! Formação: graduação em Psicologia(1983), mestrado em Educação e Ciências Sociais (1990), doutorado em História da Educação (1997) pela Universidade Federal de Minas Gerais , pós- doutorado em História pela Oxford University (2010), pós- doutorado em História da Educaçao pela Universidade de Lisboa(2005) . Atuação profissional: Professora associada IV, Vice-diretora da Faculdade de Educação da Universidade Federal de Minas Gerais (2011-2014), onde atua no Programa de Pós- Graduação, orientando alunos de mestrado e doutorado. Pesquisadora I- B do CNpq, do Centro de Estudos e Pesquisas em História da Educaçao da UFMG (GEPHE), e do Núcleo de Pesquisas sobre Infância e Educação Infantil da UFMG ( NEPEI/ UFMG. Áreas de pesquisa: 1. História da Educação: a. história da infancia, processos de escolarização, produção e circulação de saberes sobre a infância, b. historia da formação e profissionalizaçao docente. 2.Estudos da infância: a. Saberes sobre infância b. Infância e cultura.

Link para o Curriculum Lattes: http://lattes.cnpq.br/8953647096536151

membro

Maria Inês Mafra Goulart

Possui graduação em Psicologia pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais(1978), especialização em Formação de Educador Infantil Em Belo Horizonte pelo Instituto de Recuros Humanos João Pinheiro(1994), mestrado em Educação pela Universidade Federal de Minas Gerais(1992), doutorado em Doutorado em Educação pela Faculdade de Educação Universidade Federal de Minas Gerais(2005) e pós-doutorado pela University of Victoria(2008). Atualmente é Professor Adjunto da Universidade Federal de Minas Gerais e Membro de corpo editorial da Presença Pedagógica. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Fundamentos da Educação. Atuando principalmente nos seguintes temas:aprendizagem – ciências – abordagem dialética.

Link para o Curriculum Lattes: http://lattes.cnpq.br/4856651058750165

Monica Correia Baptista

Mônica Correia Baptista

Professora e coordenadora da Linha Educação Infantil do PROMESTRE – Mestrado Profissional – Educação e Docência da Faculdade de Educação da Universidade Federal de Minas Gerais – UFMG. Pesquisadora do CEALE – Centro de Alfabetização Leitura e Escrita da FaE/UFMG. Coordenadora do Projeto Leitura e Escrita na Educação Infantil (MEC/UFMG/UNIRIO/UFRJ). Doutora em Educação pela Universidade Autônoma de Barcelona (2008). Atua, prioritariamente, em temas relacionados às práticas pedagógicas de leitura e escrita junto a crianças de zero a seis anos, política educacional e currículo na Educação Infantil.

Link para o Curriculum Lattes: http://lattes.cnpq.br/3951926269873970

membro

Ricardo Carvalho de Figueiredo

Professor Adjunto da Universidade Federal de Minas Gerais (curso de Graduação em Teatro e Mestrado Profissional em Artes – ProfArtes) com doutorado em Artes pela mesma Universidade. Trabalha na formação de professores de Teatro para a educação básica, atuando principalmente nos seguintes temas: formação de professores de teatro, aprendizagem em teatro em grupos amadores. É coordenador do subprojeto PIBID Teatro da FaE/UFMG desde 2011 e coordenador do projeto de extensão universitária Teatro-Educação: experimentos teatrais na Ed. Infantil.

Link para o Curriculum Lattes: http://lattes.cnpq.br/9728770669406605

Rogerio Correia

Rogério Correia da Silva

Professor Adjunto de Didática e Didática da Educação Infantil da Faculdade de Educação/UFMG. Possui graduação em Pedagogia pela Universidade Federal de Minas Gerais (1994), mestrado em Educação pela Universidade Federal de Minas Gerais (1999) e doutorado em Educação pela UFMG (2011).

Link para o Curriculum Lattes: http://lattes.cnpq.br/5803801411821642

membro

Sara Mourão Monteiro

Possui graduação em Pedagogia – Supervisão e Administração Escolar pelo Instituto de Educação de Minas Gerais(1985), graduação em Pedagogia Supervisão Escolar e Magistério I Grau pela Universidade Federal de Minas Gerais(1989), mestrado em Educação pela Universidade Federal de Minas Gerais(2001), doutorado em Educação pela Universidade Federal de Minas Gerais(2007) e pós-doutorado pelo Instituto Superior de Psicologia Aplicada(2015). Atualmente é Professor Adjunto da Universidade Federal de Minas Gerais. Tem experiência na área de Educação.

Link para o Curriculum Lattes: http://lattes.cnpq.br/9264771998879013

Vanessa Ferraz Almeida Neves

Vanessa Ferraz Almeida Neves

Professora Adjunta da Faculdade de Educação – UFMG e Professora do Programa de Pós-graduação em Educação na mesma instituição. Possui graduação em Psicologia pela Universidade Federal de Minas Gerais (1993), Mestrado em Psicologia Social pela Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas/UFMG (2005) e Doutorado em Educação pela Faculdade de Educação/UFMG, com estágio sanduíche na Indiana University sob supervisão do Prof. William Corsaro (2010). Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Organização do trabalho pedagógico, Avaliação de Instituições, Planos e Programas Educacionais, atuando principalmente nos seguintes temas: infância, educação infantil, ensino fundamental, etnografia.

Link para o Curriculum Lattes: http://lattes.cnpq.br/5601614079869123