I SIMPÓSIO NACIONAL SOBRE
CULTURA ESCRITA DIGITAL

Conectando Redes de Conhecimento
sobre Leitura e Escrita Digital

11 e 12 de junho - Faculdade de Educação, UFMG

Trabalhos aceitos

Aulas no laboratório de informática: e agora? O uso das tecnologias digitais de informação e comunicação em uma unidade municipal de educação infantil
Virgínia Maria Ferreira Leite S. Arifa (UMEI), Andréa Juliana Costa (UMEI)

Jornal “vozes da educação de jovens e adultos”: uma experiência de inclusão digital
Vera Lúcia Ferreira Silva (IFSP)

Letramento digital: experiência com leitura e escrita digital em disciplinas virtuais no sistema AVA Canvas em um curso de especialização lato sensu
Robson Figueiredo Brito (PUC MINAS), Laerte Junior de Souza Silva (PUC MINAS)

Ferramentas digitais: incentivo à leitura e escrita
Poliana Carla Rodrigues (FVC)

O uso do whatsapp como ferramenta de supervisão/acompanhamento de estudantes de filosofia em projeto de extensão na APAC: experiência com leitura e escrita em aplicativos nas redes sociais digitais
Robson Figueiredo Brito (PUC MINAS)

“Eu sou assim”: produção de vídeo poemas por alunos de 8º ano numa perspectiva multimodal
Luciana C. S. Mazur (FALE/UFMG), Marcos Celírio dos Santos (FALE/UFMG)

Juntando palavras e multiplicando ideias: uma prática com hipercontos
Hermínia Maria Martins Lima Silveira (CP/UFMG), Letícia Guedes Guimarães (FALE/UFMG), Roselene Alves Amâncio (CP/UFMG)

A inscrição do discente no ciberespaço: efeitos de aprendizado de leitura em língua inglesa
Rosilene Vale Silva (E. E. Dep. Renato Azeredo), Lady Lourdes Soares Medeiros (UFMG), Jackson Santos Vitoria de Almeida (UFMG)

Produção textual digital: curta-metragem no ensino de língua portuguesa
Marcelo de Castro (UFMG)

Letramento acadêmico em ambiente digital: experiências em uma disciplina na UFMG
Marcelo de Castro (UFMG), Ana Paula Cordeiro Lacerda Franco (UFMG), Shirlene Ferreira Coelho (UFMG)

Possibilidades e desafios do trabalho de escrita e leitura de textos literários nas aulas de inglês na era digital
Danilo da Silva Solera (FE/USP)

O (re)pensar o ensino de literatura em sala de aula
Paula Cristian de Oliveira da Silva (UFMG), Andrelize Schabo Ferreira de Assis (UNIR)

Relato de experiência: o trabalho com infográficos em cursos de formação de professores
Miriam Marmol (FAPAM), Reinaldo Galvão (FAPAM), Silvana Batista (FAPAM)

Inovação na formação literária: possibilidades para a leitura e a escrita em ambiente digital
Elaine Cecilia de Lima Batista (CSMMB), Graciele Batista Gonzaga (CSMMB), Juliana Soares de Souza (CSMMB)

Google DOCS: um novo olhar para redação escolar
Graciele Batista Gonzaga (CSMMB), Elaine Cecilia de Lima Batista (CSMMB)

Projeto de ensino “audiolivros literários: de leitores a videomakers” – uma proposta para o ensino do letramento digital
Juliana Machado (UFMG), Roberta Garcia (UFMG)

Gamificação como estratégia de redução da defasagem escolar
Deise Lucia da Silva (MUST University), Geysiane Aparecida Gonzaga (Instituto de Desenho Instrucional)

Práticas de leitura e escrita digital com crianças pequenas da rede pública municipal de ensino
Walquiria Almeida de Jesus (EMEI / NEPCED/FaE/UFMG), Renata Karina da Silva Carvalho (EMEI)

O gênero digital post na produção de textos dissertativos
Sheila Conceição dos Santos (UESC), Rogério Soares de Oliveira (UESC)

Relato de experiência: storytelling uma aula divertida
Adriana dos Reis Silva (SMED-PBH / Rede de Formação EAD)

Quem sou eu no Twitter? Posicionamento e identidade na aprendizagem de escrita
Mariana Souza Veiga (UFJF), Barbara Delgado Azevedo (UFJF)

As práticas conectadas: contos e recontos
Elaine Benedetto (FONOHOSP/FUMEC)

Letramento digital: uma proposta de atualização do ensino
Letícia Guedes Guimarães (UFMG)

O uso do whatsapp para o desenvolvimento da escrita em língua estrangeira: uma prática no ensino médio
Sérgio Gartner (CEFET-MG), Shirlene Bemfica de Oliveira (IFMG)

Multimodalidade e literatura: o stop motion entra em cena na sala de aula
Gisele Oliveira (UFES / CMBH), Renato Aurélio (CEFET/ IFES – Campus Montanha)

Modalidade e resolução de problemas
Rosana Aparecida de Moura (EMAGH / PBH)

Hannah More: proposta de letramento literário a partir de tradução de textos sobre a escritora
Adriana Sales Zardini (CEFET-MG), Marcelle Santos Vieira Salles (CEFET-MG)

A escrita digital e os aplicativos de celular: o anúncio publicitário como produção multimodal no terceiro ciclo de formação humana
Karlla Leal (UFMG), Jaqueline Silva Miranda (UFMG), Raika Luana Aleme (UFMG)

O uso do QR Code para a leitura digital móvel: uma experiência no ensino fundamental
Telma Nogueira (UFMG), Elisa Mattos (UFMG)

Formação de professor e novas tecnologias: possibilidades de leitura e escrita
Sandro Luis da Silva (UNIFESP)

O uso de emojis na escrita digital: uma intervenção didática
Elisa Mattos (UFMG), Vanessa Brasil (UFMG), Gustavo Garcia (UFMG)

Educação superior para surdos: entre letramentos acadêmicos e digitais em curso semipresencial em pedagogia bilíngüe
Paula Aparecida Diniz Gomides Castro Santos (UFMG)

Tecnologia na escola: entre o fetichismo e o efeito isca
Maria Clara Maciel de A. Ribeiro (UNIMONTES), Fábia Magali Santos Vieira (UNIMONTES)

A escrita dos alunos no twitter
Luciane de Assis Almeida (PPGEB / CApUERJ)

Mediações pedagógicas em tempos de cultura digital e aprendizagens significativas: novos modos de aprender e ensinar
Vanina Costa Dias (FCV/UFMG), Ione Aparecida Neto Rodrigues (FCV/CEFET), Claudia Maria Cunha (FCV)

Práticas de leitura e escrita mediadas pelas tecnologias digitais dos alunos do ensino médio
Cíntia Maria Camargos de Oliveira (FaE/UFMG), Gilcinei Teodoro Carvalho (DMTE FaE/UFMG)

O curso de letras e suas interfaces: multiletramentos e formação do professor, “uma via de mão dupla”
Fernanda Abreu Gualhano (UFJF), Laynara Viana Tavares (UEMG), Anna Carolina Ferreira Carrara Rodrigues (UEMG)

Escrita de comentários em jornalismo online no curso de letras de uma universidade pública do interior de Minas Gerais
Naiara Fernanda Santos (PPGE / UFTM), Acir Mário Karwoski (PPGE / UFTM)

Os sentidos construídos por estudantes de uma das unidades do cursinho pré-vestibular popular Educafro em relação às práticas de letramentos acadêmicos
Andreza Barroso Gonçalves (UFMG)

Cultura digital no processo de formação docente
Talita de Moraes Silva (UNILESTE), Maria Aparecida de Faria Gomes (UNILESTE)

O uso dos diferentes tipos de jogos para o aprendizado nos anos iniciais
Isadora de Paula Bastos (UFJF)

A utilização das tecnologias da informação e comunicação por professores e alunos do Ensino Médio
Ana Paula Campos Fernandes (UNIPAC), Allisson Roberto Isidório (UFJF)

Aprendizagem móvel na formação continuada docente: um olhar sob a perspectiva dos princípios de comunidade de prática
Denise Veridiano (FALE/UFMG)

A leitura em aplicativos de literatura-serviço
Cassia Furtado (UFMA / UA/Portuga), Lídia Oliveira (UA/Portugal)

Considerações acerca do letramento visual na formação de professores de língua portuguesa
Adelane Brito Rodrigues (PPGEL / UFPI)

O uso de infográficos na aula de língua portuguesa: possibilidades para o despertar de alunos letrados visualmente
Adelane Brito Rodrigues (PPGEL / UFPI)

Práticas de escrita de estudantes do Ensino Médio em um evento de letramento no Whatsapp
Maria Jacy Maia Velloso (DMTE / UNIMONTES)

Educação a distância e o papel da tutoria na Universidade do Estado de Minas Gerais: reflexões sobre os instrumentos avaliativos
Priscila Rondas Ramos Cordeiro Torres Fontes (PROMESTRE/FaE/UFMG), Andreia de Assis Ferreira (PROMESTRE/FaE/UFMG)

Multimodalidade em busca do letramento digital na escola: fotografia e audiovisual em blog com crianças
Tatiane Nunes de Souza (UFMG), Andreia de Assis Ferreira (CP/UFMG)

Implicações na cultura da escrita sob a égide da plataformição da educação
Heloisa Lopes Silva de Andrade (UFMG)

A relação entre letramentos escolares e não escolares na construção de comunidades leitoras via booktubers
Guiomar Timoteo Coura (FaE/UFMG)

O processo de produção de material didático em contextos de uso: letramentos, multimodalidade e formação de professores de espanhol
Elizabeth Guzzo de Almeida (FaE/UFMG), Maria Lúcia Castanheira (FaE/UFMG)

Tempos hipermodernos e o processo de ensino: a voz dos discentes de letras em uma perspectiva digital
Laynara Viana Tavares (UEMG), Fernanda Abreu Gualhano (UFJF), Anna Carolina Ferreira Carrara (UEMG)

Tecnologias digitais de informação e comunicação na educação superior inclusiva do Vale do Aço: na perspectiva de alunos com deficiência
Rafaela Luz Araújo (UNILESTE), Maria Aparecida de Faria Gomes (UNILESTE)

Interações e habilidades construídas a partir dos jogos e atividades digitais: o fazer das crianças
Ghisene Santos Alecrim Gonçalves (UMEI Beija-Flor / NEPCED UFMG)

Multiletramentos e usos das TDIC integradas no ensino híbrido de professores e alunos da UFOP
Daniela Rodrigues Dias (PPGE / ICHS/UFOP), Hércules Tolêdo Corrêa (PPGE / ICHS/UFOP)

Gêneros textuais digitais: o que os jovens produzem fora da sala de aula?
Flávio Martins da Silva (PROMESTRE / FAE/UFMG), Gláucia Jorge (PROMESTRE / FAE/UFMG)

Leitura literária em meios digitais
Geovania Urcelina da Silva (FACI / UFMG)

O ensino de línguas e literatura e o uso das tecnologias móveis como suporte à experimentação da sala de aula invertida
Silvane Aparecida Gomes (CEFET-MG)

TecTeca: aplicativo de leitura literária para crianças do século XXI

Jessica Furtado (UC/Portugal), Cassia Furtado (UFMA / UA/Portugal), Eugênio Furtado (UFMA)

 

STORYMAX: a literatura repensada para atrair, entreter e ensinar em forma de apps para crianças e jovens

Samira Almeida (USP / STORYMAX)

Scroll Up