Conectando Redes de Conhecimento
sobre Leitura e Escrita Digital

11 e 12 de junho - Faculdade de Educação, UFMG

Submissões

Eixos Temáticos

Descrição: Apresentação de trabalhos científicos e relatos de experiência que discorram sobre o ensino e aprendizagem de leitura e escrita com o suporte digital e que tratem sobre a incorporação dos diversos gêneros textuais digitais e ambientes digitais que crianças, jovens e adultos experimentam em práticas de alfabetização, leitura e escrita digital.

Descrição: Apresentação de trabalhos científicos e relatos de experiência que abordem as práticas de leitura de literatura digital e digitalizadas, bem como análise de obras digitais disponíveis no Brasil e no mundo. Além disso, estudos e práticas que tratem sobre a formação de leitores no suporte digital na contemporaneidade.

Descrição: Apresentação de trabalhos científicos e relatos de experiência que apresentem reflexões acerca do quanto o professor pode potencializar o aprendizado do sistema de escrita alfabética, inserindo atividades e jogos realizados no computador.
Percepção e compreensão das demandas de políticas educacionais nacionais que contemplem a formação inicial e continuada de professores sobre a incorporação de práticas pedagógicas realizadas no suporte digital.

Descrição: Apresentação de trabalhos científicos e relatos de experiência que discutam acerca dos jogos digitais no ensino do sistema de escrita alfabética e suas contribuições como mais um recurso didático-pedagógico a ser admitido no planejamento das aulas.

Descrição: Apresentação de trabalhos científicos e relatos de experiência que problematizem os usos de aplicativos, redes sociais, programas e outras ferramentas digitais para o ensino da leitura e da escrita. Criação de materiais digitais a partir das diversas ferramentas tecnológicas disponíveis na cultura digital.

Formas de Comunicação

Em decorrência das experiências docentes em sala de aula e dos avanços das pesquisas científicas, o I Simpósio Nacional sobre Cultura Escrita Digital contemplará 3 (três) modalidades de apresentação de trabalho, em sessões de comunicação oral: o relato de experiência, o trabalho de pesquisa e workshops, ambos deverão ser propostos de acordo com o tema do evento e os eixos temáticos listados acima.

Trabalhos de pesquisa: resultam de uma pesquisa científica concluída ou em andamento em uma das temáticas propostas pelo evento. Podem ter autoria individual ou coletiva de até 3 (três) autores (autor principal + 2 coautores). Os resumos a serem enviados para esta modalidade de comunicação oral (até 1.800 caracteres com espaços) deverão conter: objetivos, fundamentação teórica e metodológica, justificativa e resultados.

Relatos de experiência: descrevem precisamente uma dada experiência de ensino e aprendizagem decorrente de práticas de sala de aula vivenciadas em uma das temáticas propostas pelo evento. Podem ter autoria individual ou coletiva de até 3 (três) autores (autor principal + 2 coautores). Os resumos a serem enviados para esta modalidade de comunicação oral (até 1.800 caracteres com espaços) deverão descrever: práticas de ensino e aprendizagem tidas como exitosas ou não, mas que contribuam com as discussões e as proposições de ideias para a melhoria da educação, explicitando os seguintes pontos: fundamentos teóricos e práticos que estruturarão as propostas.

Workshop de inovações: desenvolvedores de obras literárias digitais, jogos digitais de leitura e escrita, programas, aplicativos e outros materiais digitais educacionais que dialogam com uma das temáticas propostas pelo evento. Podem ter autoria individual ou coletiva de até 3 (três) autores (autor principal + 2 coautores). Os resumos a serem enviados para esta modalidade de comunicação (até 1.800 caracteres com espaços) deverão conter: objetivos, fundamentação teórica e metodológica, justificativa e resultados precisos.

Recomendações importantes

1. A Carta de Aceite dos trabalhos aprovados será enviada, exclusivamente, pelo simposionepced@gmail.com, até o dia 20 de maio de 2019.
2. Em quaisquer modalidades, as comunicações deverão ser organizadas para durar até 20 (vinte) minutos. A critério do apresentador, todas as salas disponibilizarão de computador e projetor para a apresentação.
3. Será permitido o uso de computadores pessoais para a apresentação no evento.
4. Sugerimos que os arquivos de apresentação devem conter uma cópia em PPT e outra em PDF. Tais cópias deverão ser salvas em dispositivos de entrada USB.
5. Para trabalhos em coautoria, não é obrigatório que todos apresentem.
6. Os certificados de apresentação serão emitidos somente para quem assinar a lista de presença na sessão de comunicação.

Normas
Trabalhos Completos (para serem incluídos nos Anais do Evento)
1. Os textos deverão ter um mínimo de 8 (oito) e um máximo de 12 (doze) páginas, observando o template definido pela Comissão Organizadora.
2. Os arquivos, salvos em formato DOCX (Word for Windows), deverão ser enviados, exclusivamente, pelo (site do evento ou e-mail?), no período entre 13 e 19 de junho/2019.
3. Não haverá revisão dos textos enviados, sendo que o conteúdo apresentado é de inteira responsabilidade de seu(s) autor(es).
4. Os textos que não estiverem de acordo com as normas propostas serão recusados pela Comissão Organizadora do Evento.
5. Ao enviarem os textos para publicação, os autores estarão automaticamente abrindo mão de seus direitos autorais, cedendo os direitos de uso do texto em obra coletiva, e assumindo que o texto foi devidamente revisado.

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