Equipe

Ana Maria Simões Coelho

Atualmente é professora assistente do Departamento de Geografia do Instituto de Geociências da Universidade Federal de Minas Gerais. Possui mestrado em Geografia pela Universidade Federal de Minas Gerais (1997). Tem experiência na área de formação de professores de Geografia. Atua principalmente com os seguintes temas: ensino de geografia, geografia e educação de jovens e adultos, educação do campo. Doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Educação: Conhecimento e Inclusão Social da Faculdade de Educação da Universidade Federal de Minas Gerais. link para lattes: http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4781916A8

Analise da Silva

Pedagoga e Historiadora. Mestre e Doutora em Educação pela UFMG. Pós-Doutorado na Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ). Trabalhou com Educação Básica em redes públicas e escolas particulares por 29 anos. Foi Representante dos Fóruns de EJA do Brasil na Comissão Nacional de Alfabetização e Educação de Jovens e Adultos (CNAEJA) do MEC/SECADI no biênio 2012/2013. Atualmente é: Líder do Grupo de Pesquisa do CNPq Núcleo de Educação de Jovens e Adultos; Coordenadora da Linha de Pesquisa em Educação de Jovens e Adultos no Programa de Pós-Graduação MESTRADO PROFISSIONAL – EDUCAÇÃO E DOCÊNCIA – PROMESTRE da FAE/UFMG; Professora Adjunta do Departamento de Métodos e Técnicas de Ensino (DMTE) da FAE-UFMG; Coordenadora do Núcleo de Educação de Jovens e Adultos – NEJA/FAE/UFMG; Membro Titular do Fórum Nacional de Educação (FNE) como Representante dos Fóruns de EJA do Brasil de 2014 a 2017 e Pesquisadora cadastrada no CNPq. analisedasilva@ufmg.br. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Educação de Jovens e Adultos, atuando neste campo, nas temáticas de Didática, Juventudes Presentes na EJA, Política Pública, Educação Anti-Racismo, Formação Docente, Diferentes Diferenças e EJA como Ação Afirmativa. Link para lattes: http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4707374Z1

Carmem Lúcia Eiterer

Possui bacharelado em Filosofia pela Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo (USP). Licenciada, mestre e doutora em Educação pela Faculdade de Educação da mesma universidade, é professora da Faculdade de Educação da Universidade Federal de Minas Gerais, onde integra o Núcleo de Estudos e Pesquisas em Educação de Jovens e Adultos (NEJA) e a linha de Pesquisa Educação, Cultura, Movimentos Sociais e Ações Coletivas do Programa de Pós-Graduação em Educação da mesma instituição. É autora de capítulos de livros e de artigos em periódicos. É também co-organizadora do(s) livro(s) Eiterer, Carmem Lucia ; LUZ, I. R. (Org.) . Sujeitos da educação diversidade, direitos e participação política. 1. ed. Belo Horizonte: Belo Horizonte, 2013. v. 1. 264p . Eiterer, Carmem Lucia ; Campos, R. C. . Sujeitos Sociais, processos educativos e enfrentamentos da exclusao. 1. ed. Belo Horizonte: Mazza, 2012. v. 1. 213p. Link para lattes: http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4799400A0

Débora Mariz

Professora Adjunta de Ensino de Filosofia na FaE/UFMG. Graduada em Filosofia pela Faculdade Jesuíta de Filosofia e Teologia (FAJE, 2012), Especialista em Temas Filosóficos pela UFMG (2003), Mestre em Filosofia pela UFMG (2007) e Doutora em Filosofia pela UFMG (2016). No mestrado dedicou-se ao estudo do hábito nas obras éticas e biológicas de Aristóteles. No doutorado defendeu a importância docorpo e do trabalho na obra da filósofa francesa Simone Weil. Experiência docente com a disciplina Filosofia na modalidade presencial e semipresencial (EaD) em faculdades particulares. Também lecionou Filosofia no Ensino Médio em instituição particular. Atuou também como Professora Substituta doDepartamento de Filosofia da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF). Áreas de Pesquisa: Ensino de Filosofia na EJA no Município de Belo Horizonte, Filosofia Contemporânea Francesa, Ética e Filosofia do Trabalho.
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Leôncio José Gomes Soares

Professor Titular da Universidade Federal de Minas Gerais. Possui graduação em Letras pela Universidade Federal de Minas Gerais (1981), mestrado em Educação pela Universidade Federal de Minas Gerais (1987) e doutorado em Educação pela Universidade de São Paulo (1995). Esteve como Professor Visitante na Universidade Federal de Pernambuco em 2002-2003. Realizou pós-doutoramento na Universidade Federal Fluminense em 2006, com bolsa do CNPq. Pesquisa e publica na área de Educação, com ênfase em Educação de Jovens e Adultos, abordando a política educacional, a formação docente, a escolarização de jovens e adultos e a história da educação. Realizou de 2012 a 2013, pós-doutoramento na Northern Illinois University, em Illinois, Estados Unidos da América, com bolsa da CAPES. Link para lattes: http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4769382A4

Miguel Gonzales Arroyo

Possui graduação em Ciências Sociais pela Universidade Federal de Minas Gerais (1970), mestrado em Ciência Política pela Universidade Federal de Minas Gerais (1974) e doutorado (PhD em Educação) – Stanford University (1976). É Professor Titular Emérito da Faculdade de Educação da UFMG. Foi Secretário Adjunto de Educação da Prefeitura Municipal de Belo Horizonte, coordenando e elaborando a implantação da proposta político-pedagógica Escola Plural. Acompanha propostas educativas em várias redes estaduais e municipais do país. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Política Educacional e Administração de Sistemas Educacionais, atuando principalmente nos seguintes temas: educação, cultura escolar, gestão escolar, educação básica e currículo. link para lattes: http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4787299P4

Walter Ernesto Ude Marques

Possui graduação em Psicologia pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (1981), mestrado em Educação pela Universidade Federal de Minas Gerais (1993) e doutorado em Psicologia pela Universidade de Brasília (2000). Pós-Doutorado na Universidade Federal Fluminense (2006-2007); Pós-doutorado na Universidade Federal de Juiz de Fora (2013). Atualmente é Professor Associado da Universidade Federal de Minas Gerais, no Programa de Pós-graduação Promestre, e professor da Faculdade Universo. Tem experiência na área de Psicologia, com ênfase em Psicologia Social, atuando principalmente nos seguintes temas: trabalho infantil, infância, marginalização, sistema prisional, sistema socioeducativo, escola e prevenção. Link para lattes: http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4794530H4

​Maria da Conceição Ferreira Reis Fonseca

Graduada em Matemática pela Universidade Federal de Minas Gerais – UFMG (1983), mestre em Educação Matemática pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho – UNESP (1991) e doutora em Educação pela Universidade Estadual de Campinas – UNICAMP (2001), com pós-doutorado em Educação pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos – UNISINOS (2012). É professora titular da Universidade Federal de Minas Gerais, na qual atua na formação de professoras e professores que ensinam Matemática, e coordena, desde 2005, o Programa de Educação Básica de Jovens e Adultos da UFMG. É líder do Grupo de Pesquisa Estudos sobre Numeramento – GEN, vice-líder do Grupo Interinstitucional de Pesquisa em Educação Matemática e Sociedade – GIPEMS, vice-coordenadora do GT 18 – Educação de Pessoas Jovens e Adultas da ANPEd e consultora do Indicador Nacional de Alfabetismo Funcional – INAF. Foi vice coordenadora (2013-2014) e depois coordenadora (2014-2016) do Programa de Pós-graduação em Educação: Conhecimento e Inclusão Social da UFMG. Coordena, desde 2002, o Polo Minas Gerais da rede internacional de formação docente que compõe o Programa Nossa Escola Pesquisa Sua Opinião – NEPSO. Desenvolve trabalhos de ensino, pesquisa e extensão nos seguintes campos: Educação Matemática, Educação de Pessoas Jovens e Adultas, Letramento e Numeramento e Educação do Campo. Link para lattes: http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4789633Z4