Apresentação

Articular as diversas iniciativas de formação de educadores de Jovens e Adultos na UFMG.
Incentivar o desenvolvimento de projetos de Pesquisa em Educação de Jovens e Adultos.
Entre as metas alcançadas pelo NEJA, merecem destaque a organização de um acervo de publicações a organização de um acervo de publicações referentes a essa área de estudos, que reúne documentos, material didático, livros e periódicos e contacta instituições nacionais e estrangeiras que tenham produções relacionadas com a área, bem como a promoção de eventos que proporcionam intercâmbio de experiências pedagógicas e socialização de pesquisas, buscando interlocução com outros centros de pesquisa na área.

O NEJA vem procurando manter vínculo com outros espaços de discussão sobre a EJA, como se vê nas seguintes ações: participação na organização do Fórum Mineiro de EJA; participação no conselho de RAAAB (Rede de Apoio à Ação Alfabetizadora do Brasil) e coordenação de dois Grupos de Trabalho da Anped (GT Educação de Pessoas Jovens e Adultas – 1999-2001 e GT Movimentos Sociais e Educação – 1998-2000); intercâmbio com outros núcleos de pesquisa existentes em diferentes universidades, como UFES, UERJ,UFF, UFPB, UFRGS, UFPE, além de Ação Educativa, Instituto Paulo Freire e outros. O NEJA esteve presente também nos eventos que se realizaram antes e depois da V Conferência Internacional de Educação de Adultos organizada pela UNESCO (CONFINTEA) atuando em reuniões regionais, nacionais e latino-americanas, bem como participando da própria conferência, realizada em Hamburgo, Alemanha, em julho de 1997.

(adaptado do texto da Profa. Maria Amélia G. C. Giovanetti)

Notícias

O Programa de Educação Básica de Jovens e Adultos da UFMG

O Programa de Educação Básica de Jovens e Adultos da UFMG reúne hoje, sob a coordenação do NEJA (Núcleo de Educação de Jovens e Adultos da UFMG), projetos de extensão, ensino e pesquisa voltados para a escolarização de jovens e adultos e para a formação inicial e continuada de educadores de jovens e adultos. Tais …

O NEJA

Breve Histórico do Núcleo

A temática da EJA foi incorporada ao Programa de Pós-graduação da FaE, a partir do final dos anos 70 e início dos 80, reunindo diferentes estudos que versam sobre a “educação nas classes trabalhadoras”.

Motivado a criar um espaço para a pesquisa e intercâmbio entre professores de diferentes áreas, porém voltado para a EJA, surge em agosto de 1995 o Grupo de Estudos em Educação de Jovens e Adultos – GEJA.

Esse grupo interdisciplinar reúne professores de diversos departamentos da FaE e de outras unidades da UFMG que desenvolvem atividades de ensino, pesquisa e extensão voltados para a área da EJA, seja como coordenadores de áreas nos projetos de extensão da UFMG, seja como professores na licenciatura, ou na habilitação em Educação de Adultos do curso de Pedagogia ou no Programa de Pós-graduação.

Após quatro anos de existência, em 1999 o , transformou-se em Núcleo de Educação de Jovens e Adultos: pesquisa e formação – NEJA – cujos objetivos giram em torno da articulação das diversas iniciativas de formação de educadores de jovens e adultos na UFMG e do incentivo ao desenvolvimento de projetos de pesquisa em Educação de Jovens e Adultos (EJA).

(adaptado do texto da Profa. Maria Amélia G. C. Giovanetti)

Equipe

ANALISE DE JESUS DA SILVA
Pedagoga e Historiadora. Mestre e Doutora em Educação pela UFMG. Pós-Doutorado na Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ). Trabalhou com Educação Básica em redes públicas e particular por 29 anos. Foi Representante dos Fóruns de EJA do Brasil na Comissão Nacional de Alfabetização e Educação de Jovens e Adultos (CNAEJA) do MEC/SECADI no biênio 2012/2013. Atualmente é: Coordenadora da Linha de Pesquisa em Educação de Jovens e Adultos no Programa de Pós-Graduação MESTRADO PROFISSIONAL – EDUCAÇÃO E DOCÊNCIA – PROMESTRE da FAE/UFMG; Professora Adjunta do Departamento de Métodos e Técnicas de Ensino (DMTE) da FAE-UFMG; Coordenadora do Núcleo de Educação de Jovens e Adultos – NEJA/FAE/UFMG; Membro Titular do Fórum Nacional de Educação (FNE) como Representante dos Fóruns de EJA do Brasil de 2014 a 2017 e Pesquisadora cadastrada no CNPq. analisedasilva@ufmg.br. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Educação de Jovens e Adultos, atuando neste campo, nas temáticas de Didática, Juventude, Política Pública, Educação Anti-Racismo, Formação Docente, Diferentes Diferenças e EJA como Ação Afirmativa.
http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4707374Z1

CARMEM LÚCIA EITERER
raduada em Filosofia pela FFLCH – Universidade de São Paulo (Bacharel 1992 e Licenciatura 1993), Mestre em Educação pela FE- Universidade de São Paulo (Área Didática sub área Linguagem e Educação – 1996) e Doutora em Educação pela FE – Universidade de São Paulo (Área Didática sub área Linguagem e Educação – 2001). Atua como professora associada da Faculdade de Educação da Universidade Federal de Minas Gerais (FaE-UFMG). Integra a Linha de Pesquisa Educação, Cultura, Movimentos Sociais e Ações Coletivas do Programa de Pós Graduação em Educação: Educação e Inclusão Social desde 2004 . Pesquisadora do NEJA – Núcleo de estudos e pesquisas em educação de jovens e adultos desde 2002. Orienta pesquisas relativas à educação de jovens e adultos no recorte de gênero e raça.
http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4799400A0

FRANCISCO ÂNGELO COUTINHO
Sou graduado em Licenciatura em Ciências Biológicas pela Universidade Federal de Minas Gerais (1990), mestre em Filosofia pela Universidade Federal de Minas Gerais (1996), com ênfase em Lógica e Filosofia da Ciência, e doutor em Educação pela Universidade Federal de Minas Gerais (2005). Sou professor da Faculdade de Educação da Universidade Federal de Minas Gerais, onde atuo na graduação e na pós-graduação em Educação. Atuei como professor do ensino fundamental e médio, na rede pública e particular. Atuo em cursos de formação de professores desde 1995. Tenho experiência na área de Educação, com ênfase em formação de conceitos na ciência e no ensino. Tenho interesse principalmente pelos temas linguagem e cognição, materialidade da cognição, teorias da instrução, perfil conceitual, processos de comunicação (verbal e não verbal) em salas de aula de Ciências e Biologia e por teorias e modelos de categorização e suas consequências para o ensino e a aprendizagem em ciências e biologia. Outro foco de minhas reflexões e pesquisas é a formação de cientistas, principalmente na área de Ecologia. Faço parte dos Grupos de Pesquisa Linguagem e Cognição em Salas de Aula de Ciências (FaE-UFMG, liderado pelo Prof. Eduardo Fleury Mortimer) e História, Filosofia e Ensino de Ciências Biológicas (Dep Biologia Geral-UFBA, liderado pelos Profs. Nei de Freitas Nunes Neto e Charbel Niño El-Han). Sou líder do grupo Processos e Relações na Produção e Circulação do Conhecimento. Este grupo interessa-se pelo desenvolvimento de um quadro teórico-metodológico que permita estudar a cognição em diferentes práticas sociomateriais e as relações entre o conhecimento científico, o conhecimento cotidiano e o conhecimento escolar. Investigamos como as práticas sociomateriais contribuem para a tomada de decisões e, nesse sentido, procuramos entender os processos de argumentação e justificação do conhecimento. Pesquisamos como os actantes, humanos e não humanos, formam redes e moldam os contextos de aprendizagem. Investigamos as relações entre Ciência, Tecnologia e Sociedade. Finalmente, as pesquisas desenvolvidas buscam soluções concretas para os problemas colocados pelo ensino, pelos métodos de ensino e pela formação docente.
http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4797754D3

HELI SABINO DE OLIVEIRA
Professor Adjunto da Faculdade de Educação da Universidade Federal de Minas Gerais.Doutor em Educação pela Universidade Federal de Minas Gerais (2012); Mestre em Educação pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG, 2000); Curso de Aperfeiçoamento da Prática Pedagógica (CAPP 1997); Licenciado em História pela Faculdade de Filosofia Ciências e Letras de Belo Horizonte (FAFI-BH, 1992). Atuou como professor de História em diversas unidades escolares da Rede Estadual de Educação,de Minas Gerais entre os anos de 1990 e 1995. Trabalhou como coordenador pedagógico na Educação de Jovens e Adultos (Escola Municipal Moysés Kalil em 1997 e em 2000); lecionou nas seguintes Instituições de Ensino Superior: Universidade do Estado de Minas Gerais (2001-2003); Universidade Presidente Antônio Carlos (2003-2007); Faculdade de Sabará (2001-2008); atuou como professor substituto da Faculdade de Educação da Universidade Federal Minas Gerais (2013). Trabalhou como tutor no projeto Veredas-Formação de Professores a Distância (2002-2005); trabalhou como formador do Projovem (UFMG) entre os anos de 2009 e 2013. Atuou como tutor a distância no curso de Aperfeiçoamento Educação e Saúde na Escola (2011), pela UAB da UFMG; atuou como tutor a distância e professor no Curso de Especialização de Educação de Jovens e Adultos na Diversidade (2012-2014) Orientou trabalhos monográficos e TCCs em cursos de licenciaturas e de especialização. Entre os anos de 2008 e 2013, trabalhou no Acompanhamento e Monitoramento da Aprendizagem das Escolas da Rede Municipal de Educação de Belo Horizonte pela Regional Nordeste (2008-2010) e Norte (2010-2013). Participação em Congressos, Seminários, Colóquios das áreas de Educação, Ciências da Religião e História. Publicação de artigos em anais, revistas e capítulos de livros. Participação em cursos de formação de professores. Entre 1995 e 2015, atuou como professor de História do Ensino Fundamental da Rede Municipal de Educação. Pesquisa sobre temas relacionados à laicidade e diversidade religiosa na escola pública, políticas educacionais de Educação de Jovens e Adultos e Ensino de História. Integra a linha de pesquisa do mestrado profissional da Faculdade de Educação da Universidade Federal de Minas Gerais. Integra a linha de Educação de Jovens e Adultos no mestrado profissional da Faculdade de Educação da Universidade Federal de Minas Gerais.
http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4230651Z2

LEÔNCIO JOSÉ GOMES SOARES
Professor Titular da Universidade Federal de Minas Gerais. Possui graduação em Letras pela Universidade Federal de Minas Gerais (1981), mestrado em Educação pela Universidade Federal de Minas Gerais (1987) e doutorado em Educação pela Universidade de São Paulo (1995). Esteve como Professor Visitante na Universidade Federal de Pernambuco em 2002-2003. Realizou pós-doutoramento na Universidade Federal Fluminense em 2006, com bolsa do CNPq. Pesquisa e publica na área de Educação, com ênfase em Educação de Jovens e Adultos, abordando a política educacional, a formação docente, a escolarização de jovens e adultos e a história da educação. Realizou de 2012 a 2013, pós-doutoramento na Northern Illinois University, em Illinois, Estados Unidos da América, com bolsa da CAPES.
http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4769382A4

MARIA AMÉLIA GOMES DE CASTRO GIOVANETTI
Professora adjunta do Departamento de Administração Escolar da Faculdade de Educação da UFMG; doutora em sociologia (Universidade Católica de Louvain-Bélgica); coordenadora do Programa de Educação Básica de Jovens e Adultos.
http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4781933Y6

MARIA DA CONCEIÇÃO FERREIRA REIS FONSECA
Graduada em Matemática pela Universidade Federal de Minas Gerais – UFMG (1983), mestre em Educação Matemática pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho – UNESP (1991) e doutora em Educação pela Universidade Estadual de Campinas – UNICAMP (2001), com pós-doutorado em Educação pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos – UNISINOS (2012). É professora titular da Universidade Federal de Minas Gerais, na qual atua na formação de professoras e professores que ensinam Matemática, e coordena, desde 2005, o Programa de Educação Básica de Jovens e Adultos da UFMG. É líder do Grupo de Pesquisa Estudos sobre Numeramento – GEN, vice-líder do Grupo Interinstitucional de Pesquisa em Educação Matemática e Sociedade – GIPEMS, vice-coordenadora do GT 18 – Educação de Pessoas Jovens e Adultas da ANPEd e consultora do Indicador Nacional de Alfabetismo Funcional – INAF. Foi vice coordenadora (2013-2014) e depois coordenadora (2014-2016) do Programa de Pós-graduação em Educação: Conhecimento e Inclusão Social da UFMG. Coordena, desde 2002, o Polo Minas Gerais da rede internacional de formação docente que compõe o Programa Nossa Escola Pesquisa Sua Opinião – NEPSO. Desenvolve trabalhos de ensino, pesquisa e extensão nos seguintes campos: Educação Matemática, Educação de Pessoas Jovens e Adultas, Letramento e Numeramento e Educação do Campo.
http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4789633Z4

MIGUEL GONZALEZ ARROYO
Foto Possui graduação em Ciências Sociais pela Universidade Federal de Minas Gerais (1970), mestrado em Ciência Política pela Universidade Federal de Minas Gerais (1974) e doutorado (PhD em Educação) – Stanford University (1976). É Professor Titular Emérito da Faculdade de Educação da UFMG. Foi Secretário Adjunto de Educação da Prefeitura Municipal de Belo Horizonte, coordenando e elaborando a implantação da proposta político-pedagógica Escola Plural. Acompanha propostas educativas em várias redes estaduais e municipais do país. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Política Educacional e Administração de Sistemas Educacionais, atuando principalmente nos seguintes temas: educação, cultura escolar, gestão escolar, educação básica e currículo.
http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4787299P4

MÍRIA GOMES DE OLIVEIRA
Possui graduação em Letras pela Universidade Federal de Minas Gerais (1992), mestrado em Lingüística Aplicada pela Universidade Estadual de Campinas (2000) e doutorado em Estudos Lingüísticos pela Universidade Federal de Minas Gerais (2005). É professora na FAE-UFMG, onde coordena a área de Língua Portuguesa do PIBID-FAE/UFMG e integra a equipe de pesquisadores do CEALE e do GPELL/FAE/UFMG. Possui formação na área de Linguística Aplicada e Lingüística, com ênfase em Análise Critica do Discurso. Desenvolve pesquisas principalmente nos seguintes temas: formação inicial e continuada de professores e relações etnicorraciais , EJA, inclusão, interação em sala de aula, significação e construção de sentido, dialogismo, ensino/aprendizagem de línguas, globalização, diversidade e letramento. Tem especial interesse pelo estudo da formação inicial de professores e questoes sobre diversidade e relaçoes etnicorraciais, e pela perspectiva transdisciplinar e intercultural como possibilidade metodológica alternativa para um ensino de línguas.
http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4797943A5

NATALINO NEVES DA SILVA
Professor do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia, IFMG – Campus Ouro Preto, da Coordenadoria de Educação – CODAEDU/IFMG. Graduado em Pedagogia. Mestre e Doutor em Educação pela Universidade Federal de Minas Gerais. Coordenador do Núcleo de Estudos Afro-brasileiros (NEAB/IFMG/OP). Professor no Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu Profissional – Educação e Docência – PROMESTRE da FAE/UFMG. É pesquisador do Núcleo de Estudos sobre Relações Raciais e Ações Afirmativas, NERA/UFMG, do Grupo de Estudo Juventude e Educação na Cidade/FaE/UFMG/CNPq, do Núcleo de Educação de Jovens e Adultos (NEJA/FaE/UFMG) e do Grupo de Pesquisa Educação, Trabalho e Sociedade do IFMG – Campus Ouro Preto. É membro do Programa Ações Afirmativas na UFMG, da Associação Nacional de Pós-graduação e Pesquisa em Educação (ANPEd) e da Associação Brasileira de Pesquisadores Negros (ABPN). Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Sociologia da Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: diferença, cultura e educação, relações étnico-raciais e educação, juventude, juventude negra, juventude e relações raciais, educação de jovens e adultos, ensino médio, educação profissional, gestão escolar e não escolar, coordenação pedagógica, educação social, formação de professores e diversidade étnico-racial, políticas educacionais, desigualdades sociais, raciais e diversidade, movimentos sociais e educação.
http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4742670E6

Contato

Nome:

Email:

Assunto:

Mensagem: