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GRUPO DE PESQUISA
Nome do Grupo de Pesquisa
GESTRADO – Grupo de Estudos sobre Política Educacional e Trabalho Docente
Número de integrantes 47
Endereço na Web  
Breve histórico e objetivos

O Grupo de Estudos sobre Política Educacional e Trabalho Docente GESTRADO foi criado em 2002, no âmbito da Faculdade de Educação da Universidade Federal de Minas Gerais. Congrega professores do Programa de Pós-Graduação em Educação e do Programa de Pós-Graduação em Saúde Pública, ambos da UFMG, além de professores, pesquisadores de outras instituições (CEFET-MG; SEE-MG) e alunos de graduação, mestrado e doutorado, contando ao todo com uma equipe de 30 pesquisadores com distintos níveis de atuação. O GESTRADO está recenseado na base de grupos da Plataforma Lattes do CNPq e é vinculado à RedEstrado. O Grupo se articula em torno de três eixos teórico-metodológicos:
• A análise das políticas públicas educacionais: seus condicionantes, seus pressupostos e paradigmas. A organização e estruturação dos sistemas educacionais. A regulação política e seus impactos sobre a educação básica e superior. As políticas educacionais em curso na América Latina: o texto e o contexto dos programas de reforma. O conhecimento do contexto político, econômico e social que origina as reformas, o estudo crítico do texto das reformas (Programas, legislação pertinente, etc.) que são condições indispensáveis ao entendimento das mudanças mais recentes nas relações de trabalho dos profissionais da educação, bem como dos procedimentos normativos que determinam a carreira a formação e a remuneração docente.
• A análise do trabalho docente - sua natureza, suas configurações e sentidos - a partir de abordagens que permitem observar o trabalho como ele se realiza, buscando traduzir e trazer à tona a intimidade do processo de trabalho, não só nos seus aspectos objetivos, mas devendo procurar compreender os significados que tais atividades adquirem para os próprios trabalhadores.
• A análise das relações entre saúde e trabalho no exercício da profissão docente a partir do conhecimento das condições de trabalho nas escolas e como estas se relacionam com as formas de adoecimento dos trabalhadores docentes. O quadro epistemológico desses docentes e a análise da atividade em si. A crescente demanda e solicitação desses profissionais e as conseqüências sobre sua saúde física e mental.
Tendo como objetivo central a consolidação de um programa de pesquisa que busque analisar as políticas educacionais em ação - a gestão educacional e o trabalho docente - em diferentes dimensões, é que a estrutura do GESTRADO pressupõe necessariamente a integração desses eixos a partir da prática coletiva e sistemática de trabalho, traduzindo-se em resultados acadêmicos esperados.

Instituição que sedia o Grupo Faculdade de Educação - UFMG
Outras Instituições participantes  
Pesquisas realizadas (últimos 3 anos)  
Pesquisas em andamento

Projeto Integrado - Regulação Educacional e Trabalho Docente

- Nova regulação educacional: conseqüências sobre a identidade e profissão docente - Dalila Andrade Oliveira
............. - Reformas educacionais e gestão democrática: repercussões no trabalho dos diretores - Érica Rocha Sarubi (mestranda)
............. - Trabalho, Geração de Renda e Qualificação Profissional No Brasil - Tiago Antônio da Silva Jorge (mestrando)
............. - Trabalho associativo como estratégia de produção e reprodução da vida: pontos e contrapontos das organizações de economia popular pela prefeitura municipal de Belém-PA período (1997-2004) - Maria do Carmo da Silva Dias (doutoranda)
............. - Reformas educacionais e nova organização do trabalho na escola: a (re) edição de conflitos docentes no Brasil e Argentina - Savana Diniz Gomes Melo (doutoranda)
............. - Regulação das políticas educacionais e o trabalho docente: a performatividade escolar - Maria Helena Oliveira Gonçalves Augusto (doutoranda)
............. - Gestão democrática e as práticas escolares: a experiência do estado do Acre - Lúcia de Fátima Melo (doutoranda)
............. - PROEB: um análise sobre a relação entre os resultados das avaliações e a resposta dos gestores da educação em Minas - Maria Juliana de Almeida e Silva (doutoranda)

- Regulação Educacional e a Complexidade do Trabalho Docente: formulações conceituais - Adriana Maria Cancella Duarte
............. - Grupos Comunitários no Colegiado Escolar: entre o “instituído” e o “realizado”. A experiência de duas Escolas Públicas Municipais de Belo Horizonte - Luiz Fernando da Silva (mestrando)
............. - O trabalho Docente na Educação Infantil pública em Belo Horizonte - Mércia de Figueiredo Noronha Pinto (mestranda)

- Monitoramento e avaliação de programas governamentais, política de financiamento da educação básica - Marisa Ribeiro Teixeira Duarte
............. - Políticas de financiamento da educação básica e o exercício do controle social - Geniana Guimarães Faria (mestranda)
............. - Educação, serviço público ou serviço para influenciar clientes: da OMC para políticas nacionais para educação superior - Karla da Silva Costa (mestranda)
............. - Avaliação dos impactos sobre as atividades docentes: um estudo sobre o projeto Veredas - Ana Carolina Timo Alves (mestranda)
............. - Avaliação dos impactos do programa Primeira Escola junto as famílias dos catadores de papel associados a ASMARE - Beatriz Graveli de Sousa Barbosa (mestranda)

- Trabalho docente e capitalismo acadêmico: políticas universitárias 1994-2006 - Maria Rosimary Soares dos Santos

- Inquérito Saúde, Trabalho e Doença no Setor Saúde: um Estudo Multicêntrico (CNPq) - Ada Ávila Assunção
- Condições de trabalho, condições de emprego e saúde dos trabalhadores da saúde (Fapemig) - Ada Ávila Assunção
............. - O trabalho da farmácia no nível primário da atenção à saúde: um estudo de caso - Luciana de Souza D´avila (mestranda)

- Políticas de educação infantil no Brasil: balanço da bibliografia contemporânea sobre gestão municipal (1980-2007) - Lívia Maria Fraga Vieira
............. - Educação Infantil em Contagem: trajetória de uma política pública (1988-2008) - Sandro Coelho (mestrando)
............. - O programa Primeira Escola: possibilidades e desafios na construção da Rede Municipal de Educação Infantil em Belo Horizonte - Laisa Kelly Vilanova (mestranda)

- Declínio e proposta de recuperação de uma escola de referência - o Colégio Estadual de Minas Gerais (CNPq) - Lucíola Licínio de Castro Paixão Santos
- Proposta de Recuperação do "Colégio Estadual Central" - Impacto das Políticas Públicas na Qualidade de Ensino para as Camadas Populares (Fapemig) - Lucíola Licínio de Castro Paixão Santos
............. - Os saberes que constituem a profissionalidade docente adquiridos no curso de Pedagogia - Débora Maria Rodrigues Cantaruti de Carvalho (mestranda)

............. - A introdução da informática nos cursos de Arquitetura - Anderson Carlos Ribeiro de Castro (mestrando)
............. - A tessitura do conhecimento nas salas multisseriadas do meio rural - Caroline Leite Rodrigues (mestranda)
............. - Sucesso escolar nas camadas populares - Márcia Fontoura Trad (mestranda)
............. - O ensino de História nos livros didáticos - Nayara Silva de Carie (mestranda)
............. - A produção de conhecimento profissional dos professores em contextos de trabalho - Ednaceli Abreu Damasceno (doutorando)
............. - Entre conhecimentos acadêmicos e práticas docentes pré-profissionais: o exercício da docência durante o processo de formação inicial do professor de educação física - Janaina Garcia Sanches (doutoranda)
............. - Abordagens no Ensino de Física em Minas Gerais - Ely Roberto da Costa Maués (doutorando)
............. - Currículo e formação profissional - Nilza Helena de Oliveira (doutoranda)
............. - Professoras da educação infantil e das primeiras séries do ensino fundamental e o reencontro com a formação escolar no Curso Normal Superior: limites e possibilidades - Regina Lúcia Cerqueira Dias (doutoranda)
............. - A questão racial na formação docente: abordagens e perspectivas - Vanessa Regina Eleutério Miranda de Oliveira (doutoranda)

Principais produções

• 2008

ASSUNÇÃO, A. A. . A saúde das professoras: sinal de alerta. Outras palavras. Órgão do Sindicato Único dos Trabalhadores em Educação de Minas Gerais, Belo Horizonte, p. 4 - 4, 01 mar. 2008
ASSUNÇÃO, A. A. . Saúde e mal-estar do (a) trabalhador(a) docente. In: VII Seminário REDESTRADO Nuevas Regulaciones en América Latina, 2008, Buenos Aires. VII Seminário de la Red de estudios sobre Trabalho Docente. Buenos Aires : Agencia nacional de Promocion Cientifica y Tecnologia, 2008.
ASSUNÇÃO, A. A. . Salud y condiciones de trabajo en las escuelas públicas. In: Dalila Andrade Oliveira. (Org.). Politicas educativas y trabajo docente en América Latina.. Lima: Fondo Editorial del Pedagógico San Marcos, 2008, v. , p. 96-111.
OLIVEIRA, Dalila Andrade, FELDFEBER, M. VII Seminário da Rede Latino-americana de Estudios Sobre Trabajo Docente: nuevas regulaciones. CD ROM Anais. Buenos Aires:CLACSO/UBA, 2008.
CRUZ, M. N. A. ; ASSUNÇÃO, A. A. . Estrutura e organização do trabalho infantil em situação de rua. Saúde e Sociedade, v. 17, p. 131-142, 2008.
DUARTE, Adriana Maria Cancela, OLIVEIRA, Dalila Andrade, AUGUSTO, Maria Helena, MELO, Savana D.G. Envolvimento docente na interpretação do seu trabalho: uma estratégia metodológica. Cadernos de Pesquisa (Fundação Carlos Chagas). , v.38, p.221 - 236, 2008.
DUARTE, A. ; OLIVEIRA, Dalila Andrade ; AUGUSTO, Maria Helena Gonçalves ; MELO, Savana Diniz Gomes . Envolvimento docente na interpretação do seu trabalho: uma estratégia metodológica. Cadernos de Pesquisa (Fundação Carlos Chagas), v. 38, p. 221-236, 2008.
DUARTE, A. . O trabalho docente na educação básica: novas configurações e formulações teórico-conceituais. In: VII Seminario de la Red de Estudios sobre Trabajo Docente, 2008, Buenos Aires. VII Seminario de da Red Estrado - Nuevas Regulaciones en América Latina. Buenos Aires, 2008.
NORONHA, M. M. B., ASSUNÇÃO, Ada Avila, OLIVEIRA, Dalila Andrade
O sofrimento no trabalho docente: o caso das professoras da rede pública de Montes Claros, Minas Gerais. Trabalho, Educação e Saúde. , v.6, p.65 - 85, 2008.
OLIVEIRA, Dalila Andrade . Teacher conflicts and resistance in Latin America. In: HILL, DAVE. (Org.). Contesting neoliberal education: public resistance and collective advance.. 1a. ed. LONDON/NEW YORK: Routledge, 2008, v. 2, p. 202-217.
SAFORCADA, Fernanda., OLIVEIRA, Dalila Andrade
VII Seminário da Rede Latino-americana de Estudios Sobre Trabajo Docente. Apresentação de livro. Buenos Aires:CLACSO UBA, 2008.

• 2007

ASSUNÇÃO, A. A. ; BELISARIO, S. A. ; CAMPOS, F. E. ; DAVILA, L. S. . Recursos humanos e trabalho em saúde: os desafios de uma agenda de pesquisa. Cadernos de Saúde Pública (FIOCRUZ), v. 23, p. S193-S201, 2007
DUARTE, A. . Gestão Democrática da Educação e da Escola Pública: Concepções e Experiências. In: VI Encontro Regional da ANPAE Sudeste - Pesquisas e Práticas em Política e Gestão da Educação, 2007, Uberlândia - MG. Anais do VI Encontro Regional da ANPAE Sudeste, 2007.
DUARTE, A. (Org.) ; DUARTE, Marisa Ribeiro Teixeira (Org.) . Termos da Legislação Educacional Brasileira. 1. ed. Belo Horizonte: Editora UFMG, 2007.
JARDIM, R. ; BARRETO, S. M. ; ASSUNÇÃO, A. A. . Condições de trabalho, qualidade de vida e disfonia entre docentes. Cadernos de Saúde Pública (FIOCRUZ), v. 23, p. 2439-2461, 2007.
JARDIM, R. ; BARRETO, S. M. ; ASSUNÇÃO, A. A. . Voice Disorder: case definition and prevalence in teachers. Revista Brasileira de Epidemiologia, v. 10, p. 625-636, 2007
MEDEIROS, A. M. ; BARRETO, S. M. ; ASSUNÇÃO, A. A. . Voice disorder (dysphonia) in public school female teachers working in Belo Horizonte: prevalence and associated factors. Journal of Voice, v. 1, p. 11-21, 2007.
OLIVEIRA, Dalila Andrade. Apresentação do dossiê "O trabalho docente no contexto latino-americano: algumas perspectivas de análise". Apresentação em Periódico Nacional. Campinas:Cedes, 2007.
OLIVEIRA, Dalila Andrade . Política educacional e a re-estruturação do trabalho docente: reflexões sobre o contexto latino-americano. Educação e Sociedade, v. 28, p. 355-376, 2007
OLIVEIRA, Dalila Andrade . Entre nouveaux gouvernements et nouveaux projets éducatifs L´école latino-américaine. Revue Internationale d'Éducation Sèvres, v. 46, p. 67-76, 2007.
OLIVEIRA, Dalila Andrade . Participación de la sociedad Brasileira en la Gestón Democrática de la educación: el rol de los consejos. In: Florencia Stubrin. (Org.). Paticipación e incidencia de la sociedad civil en las políticas educativas: el caso brasileiro. Buenos Aires: Fundación Laboratoria de Políticas Públicas, 2007, v. 1, p. 11-40.
OLIVEIRA, Dalila Andrade . A educação básica na Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional: breve balanço sobre a organização escolar e o trabalho docente. In: SOUZA, J. V. A. et al (Org.). (Org.). Formação de professores para a educação básica: dez anos da LDB. Belo Horizonte: Autêntica, 2007, v. 1, p. 97-112

• 2006

DUARTE, A. . Gestión Democrática de la educación y de la escuela pública: concepciones y esperiencias. In: Myriam Feldfeber y Dalila Andrade Oliveira. (Org.). Políticas educativas y trabajo docente: nuevas regulaciones? nuevos sujetos?. Buenos Aires - MÉxico: Noveduc, 2006, v. , p. 263-280.
FELDFEBER, Miryam., OLIVEIRA, Dalila Andrade
Políticas educativas y trabao docente. Buenos Aires : Noveduc, 2006 p.304.
MEDEIROS, A. M. ; BARRETO, S. M. ; ASSUNÇÃO, A. A. . Professores afastados da docência por disfonia: o caso de BH.. Cadernos Saúde Coletiva (UFRJ), v. 14, p. 615-624, 2006.
OLIVEIRA, Dalila Andrade, GENTILI, Pablo
Anais VI Seminário Redestrado: regulação educacional e trabalho docente. CD ROM Anais. , 2006.
OLIVEIRA, Dalila Andrade ; MELO, Savana Diniz Gomes . Trabalho docente e manifestaçãoes sindicais: conflito e resistência.. Educação e Cultura Contemporânea, v. 03, n. 06, p. 00, 2006.
OLIVEIRA, Dalila Andrade . Las reformas educacionales y sus repercusiones sobre el trabajo docente. IICE (Buenos Aires), v. 24, p. 48-59, 2006.
OLIVEIRA, Dalila Andrade . Regulação Educativa na América Latina: repercussões sobre a identidade dos trabalhadores docentes. Educação em Revista (UFMG), v. 44, p. 209-227, 2006
OLIVEIRA, Dalila Andrade ; MELO, Savana Diniz Gomes . Conflito docente no Brasil e manifestações sindicais: natureza e significados. Revista Lusófona de Educação, v. 08, p. 117-131, 2006.
OLIVEIRA, Dalila Andrade . El trabajo docente y la nueva regulación educativa en América Latina. In: Myriam Feldeber; Dalila Andrade Oliveira. (Org.). Políticas educativas y trabajo docente. 1 ed. Buenos Aires: Noveduc, 2006, v. 1, p. 17-31

COORDENADORES
Nome Dalia Andrade Olviera / Adriana Maria Cancella Duarte
Instituição Faculade de Educação - UFMG
E-mail dalilaufmg@yahoo.com.br / dri-duarte@uol.com.br


GRUPO DE PESQUISA
Nome do Grupo de Pesquisa Trabalho Docente: políticas e subjetividade
Número de integrantes 12
Endereço na Web  
Breve histórico e objetivos
O projeto tem por temática central a discussão do “Trabalho docente: políticas e subjetividade”. É concebido na interface da psicologia e das ciências sociais, articula-se com a pesquisa sobre o processo de globalização em curso; desenvolve-se na necessária análise deste campo temático com as novas ordenações políticas, econômicas e sociais por que passa o mundo; para aprofundar um dos aspectos destas modificações: a produção de novas subjetividades no campo específico do trabalho docente.
A justificativa da investigação reside na idéia de que, no espaço universitário, engendra-se um complexo campo de forças, como lugar privilegiado de produção de conhecimento, espaço de aglutinação e formação de diversos profissionais e da construção de regimes de verdade que, em conjunto, constituem-se em pilares de sustentação de muitas sociedades contemporâneas. Desse modo, aposta-se na possibilidade da análise do trabalho, nesse campo específico, poder traduzir expressões mais gerais da complexidade dessa temática.
Apresenta como objetivos gerais: (1) contribuir com formulações teóricas, conceituais e metodológicas sobre o trabalho no atual estágio do capitalismo flexível; (2) buscar análises mais consistentes sobre os fundamentos psicossociais da construção da subjetividade e sobre a relevância que o trabalho humano possui para essa construção.
Os procedimentos metodológicos incluem: uma revisão da bibliografia mais recente sobre trabalho, educação superior e produção de subjetividade na contemporaneidade e realização de pesquisa de campo, que deverá incluir: (1) uma análise sistemática e detalhada das situações de trabalho e saúde dos docentes da UERJ; (2) a realização de entrevistas individuais semi-dirigidas e (3) a Análise Coletiva do Trabalho.
Temáticas de pesquisa:
-Trabalho Docente
-Políticas para a Educação Superior
-Produção de Subjetividades
Instituição que sedia o Grupo Universidade do Estado do Rio de Janeiro
Outras Instituições participantes  
Pesquisas realizadas (últimos 3 anos)  
Pesquisas em andamento  
Principais produções  
COORDENADORES
Nome Deise Mancebo
Instituição Universidade do Estado do Rio de Janeiro
E-mail deise.mancebo@gmail.com


GRUPO DE PESQUISA
Nome do Grupo de Pesquisa A relação entre a teoria e a prática no curso de Pedagogia/FACE/UniCEUB
Número de integrantes 09
Endereço na Web  
Breve histórico e objetivos
Este grupo foi criado em 2004 com a finalidade de pesquisar a prática pedagógica dos professores do curso de Pedagogia do UniCEUB, atendendo também a um dos eixos do curso que é Profissão Docente e Práxis Educativa.
Ele realiza, até o momento, suas pesquisas no local de trabalho dos pesquisadores, sendo que a maioria dos participantes é constituída de professoras no referido curso. O grupo, composto de professores e alunos, foi formado com a preocupação de que todos os envolvidos tivessem experiência na área educacional, e que os professores pesquisadores possuíssem experiência em disciplinas relacionadas à Didática e à pesquisa voltada para a prática pedagógica, possuindo, também, produção na área.
Objetivo geral
Buscar a compreensão da relação entre a teoria e a prática na prática pedagógica do Curso de Pedagogia da FACE/UniCEUB - Magistério das Séries Iniciais do Ensino Fundamental.
Objetivos específicos
- Levantar as situações de ocorrência e a forma da relação entre a teoria
e a prática nos conteúdos apresentados.
- Analisar as contribuições e limites com relação à questão teoria-prática
nas disciplinas do Curso.
- Propor ações para o enriquecimento da relação entre a teoria e a prática
no Curso, qual seja para uma aprendizagem significativa.

Temáticas de Pesquisa
- A relação entre a teoria e a prática no curso de
Pedagogia/FACE/UniCEUB
Instituição que sedia o Grupo Centro Universitário de Brasília - UNICEUB
Outras Instituições participantes  
Pesquisas realizadas (últimos 3 anos) 1. A visão discente da relação entre a teoria e a prática no curso de Pedagogia;
2. Os planos de ensino do curso de Pedagogia a relação entre a teoria e a
prática;
3. A relação entre a teoria e a prática nos instrumentos de avaliação de aprendizagem no curso de Pedagogia;
4.O tabalho pedagógico: práxis e revelações.
Pesquisas em andamento 1. A sala de aula e a relação entre a teoria e a prática no curso dd Pedagogia;
2. A relação entre a teoria e a prática em materiais didáticos utilizados pelos professores;
3. o curso de Pedagogia, a preparação técnico-científico-emocional e ética para o magistério.
Principais produções -Anais do V Congreso Nacional y II Internacional de Investigación Educativa "Sociedad, cultura y educación". Facultad de Ciencias de la Educación, Universidad Nacional del Comahue. Cipolletti, Río Negro, Argentina - 2007;
A relação entre a teoria e a prática nos planos de ensino curso de Pedagogia-FACE-UniCEUB.
- Anais do II Congreso Internacional de Estilos de Aprendizaje. Concepción - Chile. II Congresso Internacional de Estilos de Aprendizaje, 2006. A relação entre a teoria e a prática no curso de Pedagogia/FACE/UNICEUB;
- Anais do II Colóquio: Formação de Educadores (as) PPGEDUC - UNEB, 2006, Salvador-BA. A visão discente da relação entre a teoria e a prática no
curso de Pedagogia;
- Anais do VI Seminário Regulação Educacional e Trabalho Docente
(REDESTRADO), 2006, Rio de Janeiro-RJ. Os planos de ensino do curso de
Pedagogia a relação entre a teoria e a prática;
- Anais do VII Seminário Nacional - O Uno e o Diverso na Educação Escolar,
2006, Uberlândia-MG. É possível perceber a relação entre a teoria e a
prática nos planos de ensino dos professores do curso de Pedagogia?
- Anais do 30º Congreso Interamericano de Psicología, 2005, Buenos Aires.
A relação teoria-prática na prática pedagógica dos professores do curso de
Pedagogia/UniCEUB.
- Artigo na revista Universitas FACE/UniCEUB- Brasília-DF. (no prelo).
COORDENADORES
Nome Maria Eleusa Montenegro
Instituição Centro Universitário de Brasília - UniCEUB
E-mail memontenegro@terra.com.br


GRUPO DE PESQUISA
Nome do Grupo de Pesquisa Estudos Marxistas sobre Trabalho Docente
Número de integrantes 06
Endereço na Web  
Breve histórico e objetivos

O grupo originou-se da afinidade teórica e temática entre os pesquisadores, que em instituições diferentes,
investigavam e discutiam problemas relacionados ao trabalho do professor com base na mesma matriz teórica. Tem por objetivo a formação de estudantes no campo teórico marxista; a elaboração de pesquisas teóricas e empíricas. acerca das práticas escolares e do trabalho docente; produção de artigos e capítulos de livros.
Temáticas de Pesquisa
-Privilegia a investigação das práticas escolares e do trabalho docente.

Instituição que sedia o Grupo Universidade Federal de São Carlos - UFSCar
Outras Instituições participantes UNINOVE - PPGE - Profª Drª Ivanise Monfredini
Pesquisas realizadas (últimos 3 anos)  
Pesquisas em andamento Imaterialidade do Trabalho docente.Resgatando antigas discussões em novos contextos
Principais produções  
COORDENADORES
Nome Profa Dra Sonia Landini
Instituição Universidade Federal de São Carlos - UFSCar
E-mail slandini@uol.com.br


GRUPO DE PESQUISA
Nome do Grupo de Pesquisa
Sociologia do Trabalho, Currículo e Formação Humana
Número de integrantes 12
Endereço na Web  
Breve histórico e objetivos

O grupo se propõe investigar, teórica e empiricamente, os processos formativos do ser humano, focados na articulação das categorias trabalho pedagógico e currículo. Apóia-se nas disciplinas que constituem os fundamentos da educação.
As pesquisas e estudos se concentram na linha de pesquisa Trabalho Pedagógico e Formação Humana: crítica à economia política do trabalho pedagógico; abordando temas e objetos que compreendem as contradições dos processos de produção e apropriação social do conhecimento, na contemporaneidade capitalista. Este projeto fortalece a perspectiva emancipatória da pedagogia.
Objetiva contribuir para a formação de pesquisadores que almejem produzir e publicizar os resultados de seus estudos e pesquisas.

Instituição que sedia o Grupo UFAL
Outras Instituições participantes UFPE
Pesquisas realizadas (últimos 3 anos) (1)A ambivalência do conhecimento no projeto emancipatório na modernidade: Marx e Gramsci;
(2)Educação Ambiental: um estudo sobre o trabalho pedagógico no ciclo II, na escola Octávio de Meira Lins da rede municipal da cidade do Recife;
(3)Educação, trabalho e mutações do sindicalismo: estudo do Programa Integrar de Qualificação Profissional no Estado de Pernambuco.
Pesquisas em andamento (1)Trabalho pedagógico e formação humana: crítica a economia política do trabalho pedagógico;
(2)TRABALHO PEDAGÓGICO, CURRÍCULO E FORMAÇÃO HUMANA: um estudo da produção e apropriação social do conhecimento nas unidades educativas seriadas e cicladas do Estado de Alagoas.
Principais produções (1)Políticas de formação e certificação docente no contexto da sociedade do conhecimento: implicações para formação humana;
(2)A produção social do conhecimento na valorização do capital;
(3)A tecnoburocracia acadêmica no contexto neoliberal ou a gestão do conhecimento científico;
(4)Emancipação e conhecimento em Gramsci: uma reflexão sobre o corpus categorial da filosofia da história;
(5)Filosofia da história e do conhecimento em Gramsci: contribuições ao papel social do conhecimento na modernidade;
(6)A profissionalização da docência como coisificação do trabalho pedagógico;
(7)O caráter do fetichismo na produção e apropriação do conhecimento;
(8)Para uma história "prático-crítica" do trabalho pedagógico;
(9)Mercadorização e precarização do trabalho docente: contradições entre prática pedagógica e trabalho pedagógico;
(10)Política contemporânea de formação e qualificação profissional no brasil e seus impactos no processo de formação dos sujeitos pedagógicos;
(11)A formação humana na sociedade do conhecimento: contradições nas políticas de formação e certificação docente;
(12)O trabalho humano no mundo contemporâneo;
(13)Profissionalização e mercadorização do trabalho pedagógico;
(14)Trabalho pedagógico e racionalidades complementares;
(15)A produção social do conhecimento no contexto neoliberal;
(16)Mercadorização e precarização do trabalho docente: dimensões epistemológicas entre prática pedagógica e trabalho pedagógico.
COORDENADORES
Nome Ciro de Oliveira Bezerra - UFAL
Sandra Regina Paz da Silva - UFPE
Instituição UFAL / UFPE
E-mail ciropedes2@hotmail.com / sandra.pe@bol.com.br


GRUPO DE PESQUISA
Nome do Grupo de Pesquisa
Políticas Públicas e Gestão Educacional
Número de integrantes 12
Endereço na Web  
Breve histórico e objetivos

Investigar a ação das políticas públicas na multiplicidade de esferas sociais em que a educação incide. Privilegiando dinâmicas educativas voltadas para: financiamento e avaliação das políticas públicas; relação entre educação e sociedade; organização e gestão da educação básica e superior e as formas de participação na gestão do sistema e unidades de ensino; política de formação de professores e relação de poder e educação; trabalho docente.

Instituição que sedia o Grupo Universidade Estadual de Santa Cruz - UESC
Outras Instituições participantes  
Pesquisas realizadas (últimos 3 anos)  
Pesquisas em andamento
As condições do trabalho docente no Ensino Básico e Superior no contexto das Reformas Educacionais: impactos na realidade bahiana - Ilhéus e Itabuna.
Principais produções

Produção do Observatório de Políticas Públicas Educacionais -contribuição e socialização do conhecimento sobre a implementação e condução das políticas educacionais nos municípios de abrangência da UESC.Financiado pela FAPESB;
As condições do trabalho docente no Ensino Básico no contexto das Reformas Educacionais: impactos na realidade de Itabuna e Ilhéus. 2006-2007 financicado pela UESC;
Eestudo sobre o trabalho docente e as políticas educacionais na Bahia. 2007 - financiado pela UESC.

COORDENADORES
Nome Profª Msc. Emilia Peixoto Vieira e Profª Drª Julia Maria Silva Oliviera
Instituição Universidade Estadual de Santa Cruz - UESC
E-mail emilcar@terra.com.br / jmsoliv69@yahoo.fr


GRUPO DE PESQUISA
Nome do Grupo de Pesquisa
NESEP
Número de integrantes 06
Endereço na Web www.uesc.br
Breve histórico e objetivos

Estudos sobre politicas publicas e educação.

Instituição que sedia o Grupo Universidade Estadual de Santa Cruz
Outras Instituições participantes  
Pesquisas realizadas (últimos 3 anos) - Educacao superior e estrategias de insercao professional
- Inclusao digital mas escolas publicas do sul da Bahia
Pesquisas em andamento
- Educacao superior e estrategias de insercao professional
- Inclusao digital mas escolas publicas do sul da Bahia
Principais produções

- Universidad: entre la enseñanza humanística y la formación profesional;
- Las nuevas tecnologías y la reorganización de las relaciones de trabajo;
- Universidad y empresa en relación: los fundamentos del debate;
- La educación superior ante el paradigma tecnológico actual;
- La articulación entre los conocimientos teórico y práctico: la experiencia de la Universidad de Salamanca;
- La universidad española ante la constitución del espacio europeo de educación superior;
- Universidad y mercado de trabajo: la inserción laboral de los universitarios españoles;
- La Enseñanza Superior en España ante la Constitución del Espacio Europeo de Educación;
- A formação prática dos estudantes da universidade de Salamanca; As formas atuais de formação no ensino superior.

COORDENADORES
Nome Vera Lucia de Mendonca Silva
Instituição UESC
E-mail veralu@uesc.br


GRUPO DE PESQUISA
Nome do Grupo de Pesquisa
Formação de Professor
Número de integrantes 02
Endereço na Web http://paginas.terra.com.br/educacao/neuza
Breve histórico e objetivos

Este trabalho está centrado na análise de um curso de Formação de Professores no Brasil, e quais são as ações que estão sendo desenvolvidas para melhorar a formação do professor para a educação Infantil. Tendo em vista o cumprimento da Lei 9394/96, foi criado, em 2003, o Curso Normal Superior no Campus II, na cidade de Ubá. Para a comunidade local, o curso Normal Superior se estabelece como uma oportunidade ímpar na formação do professor. Sendo assim, a demanda pela formação em nível superior de professores para a educação básica, em especial para as séries iniciais do ensino fundamental, tem crescido nos últimos anos e deve crescer ainda mais. Portanto, o objetivo do nosso estudo é analisar os efeitos do programa "Curso Normal Superior para a Educação Infantil e Ensino Fundamental", da Universidade Presidente Antônio Carlos - UNIPAC / Campus II, situado na cidade de Ubá (Brasil), com cinqüenta docentes de 2003 a 2006.As IES, em geral, públicas e privadas, vêm realizando pesquisas como esta, sobre o perfil dos seus alunos e egressos, com intenção de verificar a qualidade dos seus cursos e implementar as modificações necessárias. Temáticas de pesquisa: Tendo em vista o cumprimento da Lei 9394/96, foi criado em 2003 o Curso Normal Superior no Campus II na cidade de Ubá. Para a comunidade local o curso Normal Superior se estabelece como uma oportunidade impar de formação de professores.

Instituição que sedia o Grupo Universidade presidenta Antônio Carlos - UNIPAC
Outras Instituições participantes  Universidade Pablo de Olavide - Sevilla-España
Pesquisas realizadas (últimos 3 anos)

Gestão Participativa Educação e Família: um estudo de caso;
Perfil das concluintes de Dezembro de 2005 do Curso Normal Superior do Campus II – Ubá

Pesquisas em andamento
"La formación del profesorado para Educación Básica: un proyecto de la Universidad Presidente Antonio Carlos (Brasil)"
Principais produções

A Reflexão sobre a Eleição de Diretores das Escolas Estaduais de Minas Gerais na melhoria do Desempenho Administrativo das Escolas;
A escola pública: um espaço de participação, poder e direitos. Pontilhão. v.1, p.31 - 39, 2003.;
MARSICANO, N. M. O. Democratização das escolas públicas de Minas Gerais: uma experiência vivenciada. Verbo de Minas. , v.02, p.169 - 177, 2000.;
La Formación del Professorado para Educación Básica: Un proyecto de la Universidad Presidente Antônio carlos(Brasil) In: XXIII Simpósio Brasileiro /V congressso Luso Brasileiro I Colóquio Ibéro -Americano De
Politica e Administração da Educação, 2007, Porto Alere. Cadernos Anpae nº4 2007. Porto Alegre: UFRGS, 2007.;
Democratização das escolas públicas no município de Ubá/ MG In: XXII Simpósio Brasileiro de Política e administração da Educação, 2005, Rio de Janeiro. Desafios da Educação Brasileira. Rio de Janeiro: ANPAE, 2005. v.I. p.01 - 152;

COORDENADORES
Nome Neuza Maria de Oliveira Marsicano
Instituição Unipac:Universidade Presidente Antônio Carlos
E-mail neuzaeducacao@yahoo.com.br

GRUPO DE PESQUISA
Nome do Grupo de Pesquisa
Núcleo de Pesquisa em Educação (NUPED)

Número de integrantes 12
Endereço na Web http://dgp.cnpq.br/buscaoperacional/detalhegrupo.jsp?grupo=2815708V2CSWJC
Breve histórico e objetivos

O NUPED foi criado em 2004 no Centro Federal de Educação Tecnológica do Rio Gramde do Norte (CEFET-RN). É o primeiro Grupo de Pesquisa da Instituição na esfera educacional, o que se explica, principalmente, por dois motivos:
O CEFET-RN, apesar de ter 99 anos de existência, iniciou suas atividades na educação superior na segunda metade dos anos 1990, por meio de cursos, predominantemente, na área tecnológica; apenas em 2001 a Instituição começou a atuar nas licenciaturas, o que resultou em contratação/formação de mestres e doutores na área da Educação.
O principal objetivo do NUPED é produzir conhecimentos no campo da educação profissional e da formação de professores com o objetivo de contribuir para a melhoria da própria ação institucional e das demais instituições que atuam nessa esfera educacional no âmbito local, regional e nacional.

Instituição que sedia o Grupo Centro Federal de Educação Tecnológica do
Rio Grande do Norte (CEFET-RN)
Outras Instituições participantes  
Pesquisas realizadas (últimos 3 anos) Investigando a evasão nas licenciaturas oferecidas pelo CEFET-RN; Ações metodológicas e material didático em língua portuguesa com vistas à integração entre os conhecimentos materializados em disciplinas no Curso Técnico de Nível Médio Integrado em Controle Ambiental na Modalidade de Educação de Jovens e Adultos; entre o oficial e o real: conhecendo os estudantes do PROEJA.
Pesquisas em andamento
Investigando a implementação do ensino médio integrado aos cursos técnicos de nível médio no CEFET-RN a partir de 2005: o currículo e a gestão; A educação profissional técnica de nível médio: um estudo sobre a prática de professores do CEFET-RN (1999 a 2008)
Principais produções

Os integrantes do NUPED têm significativa produção no campo da educação profissional, principalmente, nos últimos 4 anos.

COORDENADORES
Nome Dante Henrique Moura
Instituição

Centro Federal de Educação Tecnológica do Rio Grande do Norte (CEFET-RN)

E-mail dante@cefetrn.br

GRUPO DE PESQUISA
Nome do Grupo de Pesquisa
Gestão e Avaliação da Educação
Número de integrantes 08
Endereço na Web http://www.unisul.br
Breve histórico e objetivos

O Programa de Pós-Graduação em Educação - Mestrado, ao longo dos últimos anos vem se dedicando à investigação, compreendendo-a, como eixo norteador das demais atividades da universidade, autônoma na produção do conhecimento e sustentada na indissociabilidade entre a pesquisa, o ensino e a extensão e na articulação entre os níveis de graduação e pós-graduação. O grupo de pesquisa Gestão e Avaliação da Educação foi constituído em 2002, no entanto, somente em 2007, quando o Mestrado obteve a recomendação da CAPES foi ampliado, contando atualmente, com 08 integrantes de duas Linhas de Pesquisa do
PPGE: Educação, História e Política no Brasil e na América Latina e Educação em Ciências, cujas investigações relacionam-se com as disciplinas do mestrado em Educação.

Instituição que sedia o Grupo
Universidade do Sul de Santa Catarina
Outras Instituições participantes Universidade de Lisboa (UL)- Portugal
Universidade Federal do Rio Grande do Sul - Brasil (UFRGS)
Universidade de São Paulo (USP)- Brasil
Pesquisas realizadas (últimos 3 anos)
1. O estado da arte da produção
intelectual sobre o curso de Pedagogia no Estado de Santa Catarina no
período de 1960-2005.
2. O Ensino de História nas Séries Iniciais do Ensino Fundamental nas
Redes de Ensino Público do Município de Tubarão- SC
3.Políticas Públicas Formação Inicial e Continuada de Pesquisadores,
Conselheiros e Técnicos na área de Financiamento da Educação e seus
Mecanismos de Controle Social nos Municípios de Campinas, Rio Claro, São
Carlos, São Paulo e Suzano.
4. Gestão do financiamento da educação no município: o alcance da
participação popular e do controle social na elaboração, planejamento e
execução do orçamento da educação.
Pesquisas em andamento
1. O estado do conhecimento da pesquisa em
educação matemática em Santa Catarina (1990-2005): o pensamento
histórico-cultural e sua manifestação na formação e na prática de
professores de Matemática.

2. A organização e gestão do processo educacional segundo a Pedagogia
Libertária como condição de formação do sujeito autônomo.

3. A política de formação de professores em nível superior no Estado de
Santa Catarina no período de 1996-2006.

4. Educação Especial e processos inclusivos no município de Braço do
Norte/SC: movimentos, contextos e tendências.

5. Diretrizes curriculares nacionais para os cursos de formação de
professores: a apropriação da concepção de docência pelos cursos de
pedagogia das instituições de ensino superior catarinenses.

6. A política de formação de professores em nível superior no Estado de
Santa Catarina no período de 1996 - 2006.

7. Política educacional e financiamento da educação: repercussões da
política de fundos (FUNDEF/FUNDEB) na gestão da educação básica em
municípios da Associação de Municípios da Região de Laguna (AMUREL).
8. Gestão do financiamento da educação no município: o alcance da
participação popular e do controle social na elaboração, planejamento e
execução do orçamento da educação.

9. Educação Infantil: Situação atual e perspectivas educativas no
município de Tubarão.

10. Ensino Fundamental de nove anos: a inclusão das crianças de seis anos
nos municípios da AMUREL.

11. A organização e gestão do processo educacional segundo a Pedagogia
Libertária como condição de formação do sujeito autônomo.

12. Formação pedagógica dos docentes para a educação superior: a
contribuição do Programa de Profissionalização Pedagógica Continuada dos
Professores da Unisul.

13. A Educação Superior em Santa Catarina, Brasil: um estudo na
perspectiva do Direito à Educação e seus rebatimentos na formação de
professores.


Principais produções

DRA. MARIA DA GRAÇA NÓBREGA BOLLMANN

. Artigos completos publicados em periódicos

BOLLMANN, M. G. N. . Políticas para a Educação Superior no Brasil: o
dilema da universidade e sua rendição ao mercado. Cadernos ANPAE, v. 4, p.
1-10, 2007.

BOLLMANN, M. G. N. . A
BOLLMANN, M. G. N. . A Educação e os Movimentos de Resistência no Brasil:
uma reflexão sobre o papel do Fórum Nacional em Defesa da Escola Pública.
UNIrevista (UNISINOS. Online), v. 1, p. 1-8, 2006.

. Livros publicados e organizados

STUBRIN, F. ; OLIVEIRA, D. A. ; BOLLMANN, M. G. N. ; FERREIRA, R. .
Participación e incidencia de la sociedad civil en las políticas
educativas: el caso brasileño. 1ª. ed. Buenos Aires: Fundación Laboratorio
de Políticas Públicas, 2007. v. 1. 117 p.

. Capítulos de Livro

CARVALHO, E. B. ; COSTA, G.L.M. ; BOLLMANN, M. G. N. . A participação da
sociedade civil nas lutas pela educação no Brasil e os desafios dos
Congressos Nacionais de Educação (CONED): estudo introdutório do processo
de elaboração da política educacional brasileira.. In: Eduardo Búrigo de
Carvalho; Gilvan Luiz Machado Costa. (Org.). Educação: questões
contemporâneas.. 1 ed. Florianópolis: INSULAR, 2006, v. 1, p. 67-92.

BOLLMANN, M. G. N. . Prefácio - Educação: questões contemporâneas. In:
Costa, G.M.C. (Org.). Educação: questões contemporâneas. Florianópolis:
Editora Insular Ltda, 2006, v. , p. 09-15

. Textos publicados em Jornais e revistas

BOLLMANN, M. G. N. . Perspectivas de Internacionalização do Mestrado em
Educação. Jornal Hoje, Tubarão, 23 jun. 2008.

. Trabalhos completos publicados em anais de Congresso

BOLLMANN, M. G. N. . A Educação Superior em Santa Catarina, Brasil: um
estudo na perspectiva do direito à Educação. In: iNTERNATIONAL
SOCIOLOGICAL ASSOCIATION - Research Committee on Sociological of
Education: Conferência Internacional "Educação, Globalização e Cidadania",
2008, João Pessoa. CD-room Conferência Internacional sobre Educação,
Globalização e Cidadania. João Pessoa, 2008. p. 1
12.

BOLLMANN, M. G. N. . La Educación Superior en Santa Catarina, Brazil,: un
estudio en la perspectiva del derecho a la educación. In: 15avo Congreso
Internacional de Educación: mondialisation et éducation vers une société
de la connaissance, 2008, Marrakech. Marrakech, 2008. v. CD. p. 1-12.

BOLLMANN, M. G. N. Políticas para Educação superior no Brasil: uma
reflexão sobre re-significação da Universidade. II Conferência
Internacional. Educando o cidadão Global: Globalização, Educação e novos
modos de governação. Lisboa/2008. Meio eletrônico.
http://eventos.ulusofona.pt/globalizacao.index.html

BOLLMANN, M. G. N. A globalizacao, a reforma universitária e a concepção
de Universidade: o contexto da formação do professor gestor. V Simpósio
sobre Organização e Gestão Escolar - trabalho docente e organizações
educativas. Universidade de Aveiro. Portugal 2008.
http://www2.dce.ua.pt/simposiooge/

BOLLMANN, M. G. N. Políticas Dirigidas a la Formación del Docente en
Latino América y los Cambios Sociales. In: Encuentro por la Unidad de los
Educadores Latinoamericanos y Caribeños/ Pedagogía 2007, 2007, Havana.
Pedagogia 2007 - Encuentro por la Unidad de los Educadores
Latinoamericanos y Caribeños. Havana : La Havana, 2007. p. 1-8.

BOLLMANN, M. G. N. . La autonomia universitaria re-significada: de la
Constitución Federal Brasileña a las propuestas de reforma universitaria
(1988 - 2006).. In: VII Congreso Argentino-Chileno de Estudios Historicos
e Integración Cultural, 2007, Salta. EUNSa.. Salta : Universidad Nacional
de Salta, 2007. v. 1. p. 1-8.

BOLLMANN, M. G. N. . Políticas para la Educación Superior en Brasil: la
autonomia universitária re-significada. In: V Jornadas de Investigación en
Educación, 2007, Córdoba. CD rom : Educación y Perspectivas:
Contribuciones Teóricas y Metodológicas en Debate. Córdoba: Universidad
Nacional de Córdoba-Facultad de Filosofia y Humanidades, 2007. p. 1-13.
BOLLMANN,M.G.N. Políticas de formação de professores e a re-significação
da universidade brasileira.In: VII Seminário Redestrado Nuevas
regulaciones en America Latina. Universidade de Buenos Aires, 2008 CD- p.
1-20


COORDENADORES
Nome Dra. Maria da Graça Nóbrega Bollmann
Dra. Letícia Carneiro Aguiar
Dr.Gilvan Luiz Machado Costa
Dr.Marcos Edgar Bassi
Dr.Clóvis Nicanor Kassick
Dra.Carla Karnoppi Vasques
Dra. Rosânia Campos
Agostinho Reis Monteiro

Instituição

Unisul

E-mail

gracabol@uol.com.br

letícia.aguiar@unisul.br

gilvan.costa@unisul.br

marcos.bassi@unisul.br

kassick@uol.com.br

carla.vasques@unisul.br

rosania.campos@unisul.br

arm@oniduo.pt


GRUPO DE PESQUISA
Nome do Grupo de Pesquisa


Número de integrantes  
   
Breve histórico e objetivos

Instituição que sedia o Grupo  
Outras Instituições participantes  
Pesquisas realizadas (últimos 3 anos)  
Pesquisas em andamento

Principais produções


COORDENADORES
Nome  
Instituição

 

E-mail  


GRUPO DE PESQUISA
Nome do Grupo de Pesquisa  
Número de integrantes  
Endereço na Web  
Breve histórico e objetivos


Instituição que sedia o Grupo
Outras Instituições participantes  
Pesquisas realizadas (últimos 3 anos)  
Pesquisas em andamento

Principais produções


COORDENADORES
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Instituição  
E-mail