Últimas notícias

acontece:
dezembro de 2017

CONVOCAÇÃO DE ELEIÇÕES PARA OS CARGOS DE DIRETOR E DE VICE-DIRETOR DA FACULDADE DE EDUCAÇÃO DA UFMG

Prezado(a)s,

A pedido da Diretora da Faculdade de Educação, Prof. Juliane Correa, e do Vice-diretor, Prof. João Valdir, vimos por meio deste divulgar os seguintes documentos (em anexo, formato PDF), referentes à CONVOCAÇÃO DE ELEIÇÕES PARA OS CARGOS DE DIRETOR E DE VICE-DIRETOR DA FACULDADE DE EDUCAÇÃO DA UFMG PARA O MANDATO 2018/2022:

1) EDITAL Nº 30/2017 (de 04/12/2017)
2) ANEXO I - Calendário Eleitoral
3) ANEXO II - Diretrizes do Processo de Consulta à Comunidade

Eleicoes_FaE_2018

 

 

Atenciosamente,

Secretaria da Diretoria FaE/UFMG

 

julho de 2017

Lista nominal dos aprovados na Prova Escrita e classificados para as etapas seguintes do Concurso Pú

Aprovados:

- Guilherme Marinho de Miranda

- Mateus de Moraes Servilha

- Robson Alves dos Santos

- Rosângela Viana Vieira

 

maio de 2017

Seminário Regional Nossa Escola Pesquisa Sua Opinião - NEPSO - Polo MG

Professores Indígenas da Educação Básica e professores das redes públicas da região metropolitana de Belo Horizonte apresentam pesquisas de seus alunos na Faculdade de Educação da UFMG

 

No mês de maio acontecerá, na Faculdade de Educação da UFMG, o Seminário Regional Nossa Escola Pesquisa Sua Opinião - NEPSO - Polo MG.

 

Nesta 13ª edição desse seminário, professores da Educação Básica das redes públicas  da região metropolitana de Belo Horizonte e de diferentes territórios indígenas de Minas Gerais e da Bahia, cujos alunos, ao longo do ano de 2016, realizaram pesquisas de opinião sob sua supervisão, virão à FaE, na tarde do dia 25 de maio, para mostrar o trabalho desenvolvido por seus alunos numa exposição de pôsteres, instalada no saguão principal da faculdade, e em apresentações orais, na sala de Teleconferência.

 

Neste ano, teremos a participação dos licenciandos em Matemática do Curso de Formação Intercultural para Educadores Indígenas – FIEI/UFMG e de professores do Ensino Fundamental e do Ensino Médio de escolas públicas de Belo Horizonte, Brumadinho e Contagem, que orientaram seus alunos na qualificação do tema escolhido pelos próprios estudantes para sua pesquisa, na definição do universo e da amostra a ser pesquisada, na elaboração dos instrumentos de pesquisa, na pré-testagem desses instrumentos, na ida a campo para aplicação de questionários, na tabulação de respostas, na construção de gráficos, na produção e na análise de resultados, na criação de peças de divulgação da pesquisa e no encaminhamento de planos de intervenção a partir de seus resultados.

O evento integra as atividades do Polo MG do Programa Nossa Escola Pesquisa Sua Opinião (NEPSO), projeto de extensão da UFMG, em parceria com a ONG Ação Educativa e a ProEx. A entrada é franca. Segue abaixo a programação completa. Outras informações pelo telefone 3409-6187.

Programação

25 de maio de 2017 -  Sala de Teleconferência da Faculdade de Educação da UFMG

  • 14:00 às 14:30 – Credenciamento e Acolhida
  • 14:30 às 15:00 – Abertura do evento
  • 15:00 às 16:30 – Nossas pesquisas: relatos de professores e comentários de pesquisadores da UFMG
  • 16:30 às 17:00 – Confraternização e encerramento

 

 

 

Durante os dias 24 a 26 de maio de 2017 – Hall de entrada da Faculdade de Educação da UFMG

  • Exposição de painéis das pesquisas de opinião realizadas no Polo Minas Gerais do Programa Nossa Escola Pesquisa Sua Opinião (NEPSO) em 2016.

 

abril de 2017

Coleção PIBID FAZ

A Coleção PIBID FAZ é fruto de um programa que vem sendo executado de modo exitoso e proporciona o registro da trajetória de diferentes projetos desenvolvidos na Faculdade de Educação em parceria com outros institutos da UFMG.

Como parte desta coleção, o volume PIBID FAZ ESPANHOL: Sequências didáticas para crianças e adolescentes constitui o resultado de um trabalho intensivo entre docentes da UFMG, estudantes de licenciatura e professores da educação básica. Nesse sentido, além de contribuir para a valorização da docência em nosso país, o volume de espanhol consolida o espaço da escola como um ambiente aberto à pluralidade linguística, à diversidade e à multiculturalidade.

 

PIBID_FAZ_ESPANHOL

 

março de 2017

Seleção de Bolsistas para o PROGRAMA DE EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA da UFMG

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃOUNIVERSIDADE FEDERAL DE MINAS GERAIS
Edital de Seleção de Bolsistas para o PROGRAMA DE EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA da UFMG “Fórum Metrô: Fórum de Educação de Jovens e Adultos da Região Metropolitana de Belo Horizonte” para o período de Março/2017 a Junho/2017.
A Coordenadora do PROGRAMA DE EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA da UFMG “Fórum Metrô: Fórum de Educação de Jovens e Adultos da Região Metropolitana de Belo Horizonte” torna público o Edital para seleção de estudantes de cursos de graduação da UFMG para Bolsa de Extensão Universitária, cujas normas estão regulamentadas pelo Decreto nº 7.416, de 30 de dezembro de 2010, mediante os requisitos e critérios abaixo estabelecidos.
1. OBJETIVO
O presente Edital tem por objetivo regulamentar a seleção de estudantes dos cursos de graduação da Universidade Federal de Minas Gerais, que receberão Bolsas de Extensão Universitária, para atuarem junto ao PROGRAMA “Fórum Metrô: Fórum de Educação de Jovens e Adultos da Região Metropolitana de Belo Horizonte” contemplado com recursos do Programa de Extensão Universitária (PROEXT 2015 – MEC – SESu - DIFES).
O Programa é composto por 5 Projetos:I - Agenda Integrada de Educação de Jovens e Adultos na RMBHII - Projeto Jovens Vivos na EJA da RMBHIII – Formação de Educadores Populares para a RMBHIV – Revista Eletrônica da EJA – Revej@V – Partilha de Saberes na RMBH
2. CRONOGRAMA
2.1 Período para a inscrição dos candidatos: 8 a 15 de março de 20172.2 Seleção: análise de currículo, comprovação documental (eliminatória) 2.3 Seleção: Entrevista no dia 17 de Março de 20172.4 Divulgação dos Resultados: 22 de março de 2017 
2.5 Início das atividades junto à Coordenadora do PROGRAMA DE EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA da UFMG “Fórum Metrô: Fórum de Educação de Jovens e Adultos da Região Metropolitana de Belo Horizonte” (Fórum Metrô): o preenchimento do Plano de atividades e a reunião com os parceiros no dia 23 de março de 2017.
3. VALOR E PERÍODO DE DURAÇÃO DAS BOLSAS DE EXTENSÃO
3.1 Será concedida 01 (uma) bolsa de extensão com duração de até Junho/2017, não podendo ultrapassar o tempo regular no curso da graduação e de acordo com as disponibilidades orçamentárias do respectivo Projeto de Extensão.
3.2 O valor da bolsa de extensão para estudantes da graduação é de R$ 500,00 (quinhentos reais)
4. REQUISITOS
Para concorrer à Bolsa de Extensão, o estudante deve:
4.1 Estar regularmente matriculado em cursos de graduação da UFMG.
4.2 Não estar cursando o último semestre do curso quando da inscrição para o processo seletivo de concessão de Bolsas de Extensão.
4.3 Ter disponibilidade de 20 (vinte) horas semanais para o desempenho de atividades relativas à Bolsa de Extensão, de acordo com cada setor de atividade.
Parágrafo único: O estudante selecionado, ao iniciar as atividades no Projeto supracitado, não poderá receber outra bolsa de qualquer outro órgão financiador.
5. INSCRIÇÕES
5.1 As inscrições serão realizadas conforme do dia 08 ao dia 15 de março de 2017, no link online 
=> https://goo.gl/forms/v5MxMhotVhC2YZKh1 
5.2 Os documentos listados abaixo, devem ser digitalizados em PDF, e enviados para o e-mail dir@fae.ufmg.br
5.2.1 Currículo Lattes atualizado, com comprovantes.5.2.2 Comprovante de matrícula em cursos de graduação da UFMG.5.2.3 Cópias dos documentos pessoais do candidato: identidade (RG), CPF, comprovante de endereço, conta bancária individual do Banco do Brasil e no próprio nome.5.2.4 Declaração de disponibilidade de 20 (vinte) Horas Semanais para o desempenho das atividades relativas à Bolsa de Extensão
6. PROCESSO SELETIVO
6.1 O processo seletivo de Bolsista de Extensão ficará a cargo da Coordenadora doPROGRAMA DE EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA da UFMG “Fórum Metrô: Fórum de Educação de Jovens e Adultos da Região Metropolitana de Belo Horizonte”, ou à sua delegação.
6.2. O processo seletivo será composto por duas fases:
A) Primeira fase da seleção, se dará pela análise do currículo Lattes (com comprovantes)
B) A segunda fase da seleção será constituída por entrevista e prova escrita com a Coordenação de cada setor descrito no ANEXO I, e tratará da experiência do candidato em monitoria, atividades administrativas e organizativas, redes sociais e disponibilidade de tempo, para atender às demandas da Secretaria do PROGRAMA DE EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA da UFMG “Fórum Metrô: Fórum de Educação de Jovens e Adultos da Região Metropolitana de Belo Horizonte”, mapeamento, categorização e leitura de dados, a se realizar no dia 17 de março de 2017, a partir das 14 horas.
Parágrafo Único: A nota máxima de cada fase da seleção se limita a 100 pontos.
6.4 A nota final do candidato à Bolsa de Extensão deverá ser calculada pela seguinte fórmula:
NOTA FINAL = NOTA DA ANÁLISE DO CURRÍCULO LATTES + NOTA DA ENTREVISTA + NOTA DA PROVA ESCRITA / por 3;
6.5 Os candidatos serão classificados em ordem decrescente da Nota Final;
6.6 Ao candidato classificado dentre as vagas existentes, caberá reunir-se com a Coordenadora do Programa de Extensão para tomar conhecimento do Plano de Atividades a ser executado pelo Bolsista de Extensão.
6.7 A Coordenadora do Programa de Extensão deverá manter arquivo com as informações do Processo Seletivo, sob sua responsabilidade, contendo: Título da Ação de Extensão; Nome do Coordenador; Candidatos inscritos para o Processo Seletivo; Tabela com desempenho dos candidatos escritos conforme itens 7.3 e 7.4; Tabela com Resultado Final do Processo Seletivo; Nome e Documentação do Bolsista aprovado juntamente com Plano de Atividadesdevidamente assinado.
6.8 A Coordenadora do Programa de Extensão deverá remeter as informações pessoais do(s) estudantes selecionados ao setor responsável pelo pagamento da(s) Bolsa(s) de Extensão, para que sejam tomadas as medidas cabíveis.
7. DESEMPATE
7.1 Havendo empate na pontuação final, o desempate se dará pela maior nota obtida, conforme segue:1º) Nota da primeira fase2º) Nota da segunda etapa
7.2 Persistindo,  o desempate se dará pela ordem decrescente de idade dos estudantes envolvidos na situação de empate.
8. DISPOSIÇÕES FINAIS
8.1 Não serão considerados inscritos aqueles que apresentarem documentações incompletas.8.2 A bolsa de extensão não gerará qualquer vínculo empregatício entre o bolsista de extensão e a UFMG.
8.3 O bolsista poderá ser desligado de sua função, a qualquer tempo, nos seguintes casos:a) por proposta do coordenador, desde que justificada por escrito.b) por solicitação do próprio bolsista, justificada por escrito.
8.4 A contratação dos estudantes selecionados está condicionada à liberação dos recursos pelo Ministério da Educação, referentes ao PROEXT 2015.
8.5 Os casos omissos serão apreciados pelos órgãos responsáveis.
Belo Horizonte, 08 de março de 2017.
Prof.ª Dra Juliane CorrêaDiretora da Faculdade de Educação da UFMG
Prof.ª Dra Analise de Jesus da SilvaCoordenadora do PROGRAMA DE EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA da UFMG “Fórum Metrô: Fórum de Educação de Jovens e Adultos da Região Metropolitana de Belo Horizonte" 
ANEXO I
DESCRIÇÃO DE ATUAÇÃO E ATRIBUIÇÕES DO BOLSISTA EM CADA SETOR DE ATIVIDADE ATENDENDO O PROGRAMA DE EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA DA UFMG “Fórum Metrô: Fórum de Educação de Jovens e Adultos da Região Metropolitana de Belo Horizonte”
1º COMUNICAÇÃO 06 (SEIS) BOLSASProdução e Edição de áudio e vídeo Suporte de alimentação de conteúdo na página web da FaE Elaborar relatório final sobre as atividades desenvolvidas.
2º TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO – TI 03 (TRÊS) BOLSASConhecimento básico de redes Windows/Linux (hardware, software);Hardware – manutenção e instalação básicas;Redes Wireless (configuração);Atendimento ao usuário;Desempenhar atividades próprias do Setor de Informática;Manipular software próprio sobre quantitativo/qualitativo de equipamentos de informática da Unidade;Elaborar relatório final sobre as atividades desenvolvidas.
3º BELAS ARTES 02 (DUAS) BOLSASOrganização e Produção de Materiais para Eventos / SolenidadesElaborar relatório final sobre as atividades desenvolvidas.
4º CIÊNCIA DA INFORMAÇÃO 04 (QUATRO) BOLSASOrganização e catalogação de acervo bibliográfico;Limpeza / restauração de material bibliográfico.  Elaborar relatório final sobre as atividades desenvolvidas.
5º TODAS AS GRADUAÇÕES 04 (QUATRO) BOLSASAlimentar site da FaE - NEJA;Fotografar e filmar eventos;Publicar fotografias no Facebook e no site;Publicar vídeos de eventos;Atualizar a página do NEJA e do Programa Fórum Metrô.Mapeamento, categorização e leitura de dados Dominar conhecimentos de Windows, Pacote Office e InternetLidar com o Programa de Organização de Dados SPSSElaborar relatório final sobre as atividades desenvolvidas.

julho de 2016

EXTRATO DO EDITAL DE INSCRIÇÃO E SELEÇÃO PARA O CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO GIFES

A PRÓ-REITORIA DE RECURSOS HUMANOS DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE MINAS GERAIS em parceria com a FACULDADE DE EDUCAÇÃO DA UFMG faz saber que no período de 15 a 22 de agosto estarão abertas as inscrições para o Curso de Especialização Gestão de Instituições Federais de Educação Superior (GIFES) da Universidade Federal de Minas Gerais. Trata-se de Curso de Pós-Graduação lato sensu dirigido aos Servidores Técnico-Administrativos em Educação da Universidade Federal de Minas Gerais, na modalidade a distância. A carga horária total será de 360 horas, distribuídas em quatro eixos temáticos, cada qual com 12 horas de atividade presencial. Serão oferecidas 80 (oitenta) vagas. O curso terá início no dia 12 de setembro de 2016 e duração de 18 meses, com término previsto para o primeiro semestre de 2018. O edital na íntegra encontra-se disponível no endereço GIFES . Belo Horizonte, 20 de julho de 2016. Profa. Maria José Cabral Grillo – Pró-Reitora de Recursos Humanos e Profa. Juliane Corrêa - Diretora da Faculdade de Educação da UFMG.

junho de 2016

Concentração da Renda e Políticas de Enfrentamento a Pobreza

O curso de especialização a distância "Educação, Pobreza e Desigualdade Social", coordenado pela professora Marisa Duarte, está promovendo como uma das atividades de seu encontro presencial a palestra: Concentração da Renda e Políticas de Enfrentamento a Pobreza com César Benjamim, cientista político, jornalista e editor da Contraponto Editora. Atualmente é Colunista da Revista Piauí. Entre outros, é autor de A Opção Brasileira. Rio de Janeiro, 1998 e Bom Combate. Rio de Janeiro, 2004.

A palestra acontecerá no próximo sábado (04/06) a partir das 9h no auditório Neidson Rodrigues da Faculdade de Educação da UFMG.

 

maio de 2016

Cine debate: Atividade Complementar Noturno

Na semana da luta antimanicomial o Observatório da Juventude promoverá o Cine Debate sobre o filme “Eu, Pierre Rivière, que degolei minha mãe, minha irmã e meu irmão”. A narrativa conta a história do jovem Pierre Rivière que, em 1835, mata sua mãe, seu irmão e sua irmã, e posteriormente virou tema de um grupo de pesquisa interessado na história das relações entre psiquiatria e justiça penal. A obra é resultado de um trabalho coletivo entre estudantes do Colllège de France, coordenado por Michel Foucault.

Para mais informações

abril de 2016

CEALE DEBATE DE ABRIL

Ceale Debate de abril aborda planejamento didático da alfabetização

A convidada é a professora Luciana Piccoli, da UFRGS, em evento a ser realizado na noite de 26 de abril (terça-feira), na Faculdade de Educação da UFMG

Mais informações: Ceale Debate

Moção de repúdio

A Congregação da Faculdade de Educação da Universidade Federal de Minas Gerais (FAE/UFMG), reunida no dia 04 de abril de 2016, manifesta sua discordância com as alterações anunciadas pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior-CAPES e Diretoria de Formação de Professores para a Educação Básica-DEB para o novo edital 2016/2017 referente ao Programa Institucional de Iniciação à Docência (PIBID), sobretudo no que se refere à concepção restrita da formação de professores em relação às licenciaturas a serem contempladas pelo Programa a partir de julho de 2016, por meio da exclusão e sem justificativas das áreas de Artes (Artes visuais, Dança, Teatro, Música), línguas Inglesa, Espanhola, Educação Infantil e Educação Física. Repudiamos a possível interrupção do trabalho de áreas tão importantes para a Educação Básica.

34º Encontro Anual Helena Antipoff

O Centro de Documentação e Pesquisa Helena Antipoff comunica a realização do 34º Encontro Anual Helena Antipoff em associação com o 14º Encontro Interinstitucional de História da Psicologia – Novos Estudos, no período de 6 a 8 de abril de 2016, no Instituto de Ciências Humanas e Sociais da Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP), localizado na cidade de Mariana, MG.

Saiba mais 34º Encontro Anual Helena Antipoff

 

março de 2016

MONITORIA DE GRADUAÇÃO DO DAE - PMG/PROGRAD

Estão abertas as inscrições para o Programa de Monitoria na Secretaria do DAE - Departamento de Administração Escolar - até o dia 22/03.
Podem se inscrever os alunos de Pedagogia e demais Licenciaturas.
Confira mais detalhes .

Edital 02/2016 - Seleção PMG - Sociologia

Programa de Monitoria de Graduação - Sociologia 2016

Detalhes

Edital 01/2016 - Seleção PMG - Psicologia

Programa de Monitoria de Graduação - Psicologia 2016

 

Mais detalhes

Curso :Universidade, Poética e Políticas

O Programa de Pós-Graduação em Educação da FaE/UFMG, informa que estão abertas inscrições para o Curso Universidade, Poética e Políticas: desafios contemporâneos . O  curso se inscreve no âmbito do Grupo UNIVERSITÁTIS/CNPq, sediado na FaE/UFMG. Tem como objetivo congregar pesquisadores para o desenvolvimento de estudos, pesquisas e ações que envolvem temáticas relativas à Universidade, Educação Superior, Poética e Trabalho.

Horário : Quintas-feiras, de 17/03 à 30/06,  de 14h às 17h30.​

Mais detalhes

EDITAL DE SELEÇÃO DE BOLSISTA DE EXTENSÃO

A Secretaria do Departamento de Administração Escolar está recebendo, até o dia 10 de março, as inscrições de alunos dos cursos de Pedagogia e de História para a seleção de uma vaga de bolsista de extensão no Projeto "O TREM NA ESCOLA: PERSPECTIVAS PARA A EDUCAÇÃO PATRIMONIAL FERROVIÁRIA NA EDUCAÇÃO BÁSICA ", coordenado pelos professores Alexandre Borges Miranda e Pablo Lima, do Edital PBEXT2016 da Pró-reitoria de Extensão. A entrevista será no dia 11 de março, às 08h, no DAE, conforme link do edital

fevereiro de 2016

BOLSA DE EXTENSÃO - OBSERVATÓRIO DA JUVENTUDE

A Coordenadora do PROGRAMA DE EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA “Observatório da Juventude da UFMG” torna público o Edital para seleção de estudantes de cursos de graduação da UFMG para Bolsa de Extensão Universitária, cujas normas estão regulamentadas pelo Decreto nº 7.416, de 30 de dezembro de 2010, mediante os requisitos e critérios estabelecidos no edital.

SELEÇÃO DE BOLSISTAS DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA - GEINE

A coordenadora do Grupo Interdisciplinar de Estudos sobre Educação Inclusiva e Necessidades Educacionais Especiais - GEINE, profa. Dra. Regina Célia Passos Ribeiro de Campos, FAZ SABER que, no período de 18 de FEVEREIRO a 22 de MARÇO de 2016 estarão abertas as inscrições para o processo seletivo de bolsistas para atuarem nas áreas de pesquisa e desenvolvimento de Objetos de Aprendizagem para Inclusão Escolar. Maiores informações consulte o link do edital

novembro de 2015

Jogo do Livro

Acontecerá nas dependências da FaE/UFMG, nos dias 18/11,19/11 e 20/11, o XI JOGO DO LIVRO E I SEMINÁRIO INTERNACIONAL LATINO-AMERICANO: MEDIAÇÕES DE LEITURA LITERÁRIA

O evento Jogo do Livro é um encontro bianual de trabalho e de intercâmbio de experiências, promovido pelo GPELL/CEALE/FaE/UFMG – Grupo de Pesquisa do Letramento Literário, do Centro de Alfabetização, Leitura e Escrita, da Faculdade de Educação da UFMG –, em que a literatura, a leitura literária, a formação de leitores e de formadores de leitores, em especial os professores da Educação Básica, são escolhidas como origem e fim das nossas interrogações. Certamente, essas questões não estão isoladas em seus casulos, mas são o resultado de interações que o homem realiza histórica, social e culturalmente e que repercutem em discursos, processos e novas configurações que podem compreender os sujeitos.

 

Núcleo PRAXIS - Oficinas de Tecnologia e Educação

O Núcleo Práxis, em parceria com a Faculdade de Educação e o Prodocência - Capes, oferta o cronograma de oficinas previstas para o mês de novembro. São 09 oficinas com temáticas variadas e ênfase em Tecnologias e Educação.
A proposta prevê, por um lado, formação crítica de professores, alunos e técnicos administrativos frente a 
exploração do trabalho e a integração ideológica de amplas massas nos atuais contornos do capitalismo; e por outro, ampliar o debate e a pesquisa sobre novas formas de produzir e utilizar as TICs no âmbito educacional, visando apoiar processos individuais e coletivos de emancipação.

As oficinas tem o caráter teórico-prático e são gratuitas.

Esta atividade também possui cárater de extensão, sendo voltada para professores da rede privada e pública.

Inscrições - Devem ser feitas na página do Núcleo, na lateral direita.

Lembramos que o não comparecimento à oficina, inviabiliza a participação em uma próxima.

Mais informações pelo telefone (31) 3409-5340 e pelo email: nucleopraxis@gmail.com

 

Foram encontrados 407 registros, distribuídos em 21 página(s). Exibindo do 1 ao 20.
primeira | anterior | 01 | 02 | 03 | 04 | 05 | 06 | 07 | 08 | 09 | 10 | próxima | última
Curso de Marketing Digital em Belo Horizonte